Presidente da Câmara é contra CPI de pesquisas eleitorais

pesquisa1O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (9) ser contra a realização de uma CPI para investigar institutos de pesquisa, mas disse que a comissão será instalada caso tenha cumprido os requisitos técnicos.

Protocolada a pedido do deputado Ricardo Barros (PP-PR), a CPI conta com o apoio de 171 dos 513 deputados, o mínimo necessário para a sua criação. Segundo a análise da área técnica da Casa, também há o chamado “fato determinado”, outros dos requisitos para que ela tenha sequência.

Barros pede que sejam avaliados, desde 2000, supostas contradições, distorções, erros e falhas na divulgação de pesquisas eleitorais. Pede ainda a investigação sobre eventual vínculo entre institutos, veículos de comunicação, partidos ou coligações “que produzam resultados díspares em relação às urnas, favorecendo ou prejudicando candidatos”.

“Eu particularmente acho que não [é necessária investigação sobre institutos de pesquisa], mas o problema todo é o seguinte: a mim, como presidente, cabe cumprir o regimento. Se há um fato determinado no requerimento, cumprido o número de assinaturas, eu querendo ou não querendo não está em conta. Vou ter que cumprir o regimento, como aconteceu com a CPI da Petrobras. A minha opinião não pode prevalecer”, afirmou Cunha à Folha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

O ‘modus operandi’

O modus operandi da gestão do prefeito de Caicó Robson Batata Araújo começou a chegar ao imaginário dos eleitores. No discurso de campanha era uma

Leia Mais

Nenhuma diferença

O PSDB está dividido entre as candidaturas de Eduardo Leite e João Dória. Qual a diferença entre os dois? Praticamente nenhuma. O primeiro é gay

Leia Mais