Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
15/jan/2009
ás 12:00
Publicado por Robson Pires na categoria

Problemas na economia de Caicó: Quebradeira, fábricas fechadas e desemprego. Culpa de Wilma de Faria

A economia de caicó corre um sério risco. Graças a Governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria.

 Foi realizada nesta quarta feira, dia 14 de janeiro, em Caicó, uma reunião na Asfab – Associação Seridoense dos Fabricantes de Bonés, num clima bastante tenso devido à forte queda da produção do produto nesse ano que se inicia.

Algumas empresas estão com as portas fechadas, a maioria reduziu pela metade seu quadro de funcionários, e as demissões são diárias. Logo tudo isso vai se refletir de forma negativa em nossa economia, principalmente, com o aumento da inadimplência e queda das vendas no comércio local.

 O Presidente do Sindboné, Jonas Araújo, informou ao Blog que as expectativas não são boas pelo fato de a indústria boneleira destinar mais de 60 % de sua produção para o mercado promocional. Ou seja, o boné de brinde. Diante da presente crise esse é o primeiro é corte dentro das empresas.

Mas, segundo Jonas Araújo, uma comitiva será formada brevemente para buscar uma solução junto às autoridades políticas do município e do estado Entre as medidas a serem propostas destacam-se: a suspensão imediata do pagamento das multas tributárias das quais foram vítimas os fabricantes de bonés no final de 2008. As multas diante da atual crise tornam-se impagáveis ocasionando uma situação de ilegalidade e inoperância que liquida de vez com o setor, disse Jonas.

 Acreditamos que nossa Governadora Wilma de Faria será sensível a gravidade do momento e nos será favorável de maneira urgente. Como a situação se encontra é insustentável o pagamento mensal de multas que ultrapassam por alguém que não sabe como vai conseguir pagar o salário dos seus funcionários no fim do mês, pois não tem pedidos para produzir, declarou o Presidente do Sindboné.

Outra reivindicação que será levada para uma possível audiência com a governadora é que os bonés da polícia militar do RN passem a ser fabricados no Seridó. As mobilizações começarão e envolverá também representantes dos funcionários, que já vivem o lado mais triste dessa história: o desemprego.

Foto: Guerreira. Guerreira?


21 Comentários

  1. dona vilma tem que vir para o pe da cajarana, tem eleiçao no proximo ano.

  2. Raimundinho Gurgel disse:

    Para a indústria da ”folia” com certeza não faltara dinheiro, agora p/ resolver esse problema da indústria boneleira vai ser Freud.

  3. Fabricante de Boné disse:

    É a mais pura verdade tudo o que estar acontecendo no setor de bonés e chapéus de Caicó, a quebradeira é uma só, só não sente quem é desumano(a) o suficiente para pensar que o negocio tá de bricadeira, não tá não viu Governadora, e nós sabemos que a sra. pode sim ajudar, só depende de querer, poder pode. Graças a Deus que somos organizados, e não tem essa de cochichado com politicagem não é bem assim comeu não leu o pau comeu, o que estar em jogo é nossa alimentação e despesas familiares, sem essa de curral eleitoral, somos o povo e estamos com necessidades de providências urgentes, a sra. precisa ajudar a pais e mães de familias.

  4. Juliana disse:

    Vilma tem que se concientisa que se ela nao ajuda e apoia os boneleiros e as fabricas que esta quebrada ela vai perde por que as maiorias das cidades se concientizaram que o porque das lojas quebradas é por causa dela e se você Vilma teve olhando esses comentarios nao ajude as cidades logo nao se nao você nunca mais vai ver o trono da vitoria!!!!

  5. Discrente de Promessa disse:

    Mais se for como aquela vez que ela mandou perguntar o queriamos, e depois só veio chumbo grosso não vale não.

  6. josé do carmo disse:

    Caro Xerife,
    Toda indústria que se preze monta o seu negócio quando está com o mercado definido, para não viver de favor do governo.
    O presidente da Asfab quer usar a associação para manipular os seus interesses.
    Se ele fala de multa, é porque tentou sonegar a tributação, tem mais é que pagar com as consequencias e liquidar as multas que deve, porque é dinheiro do povo.
    Desse jeito, ao inves dele procurar mais beneficios, vai sim, prejudicar aos associados.
    É isso…

  7. João Neto disse:

    O que o Governo do Estado tem haver com a má gestão empresarial? O mercado é livre e os competentes empresários seridoense estam muito bem e melhorando cada vez mais. Os incentivos existem e cabe a cada um aplicar de forma inteligente. Governo é o indutor do crescimento, seja Wilma, Agripino,Garibaldi e João Maia/Vivaldo, dando incentivo e infra-estrutura, competência é empresarial. Vida empresarial não se faz com política! pergunte ou vejam quais os principais empreendedores do nosso querido Seridó fazem política? e/ou quem estiver está quebrando! grande abraço a todos os seridoense e vamos em busca de soluções empreendedoras e não polítiqueira.

  8. JORGE disse:

    2010 VEM O TROCO.

  9. bucho quebrado disse:

    Ói Jonas! vá trabalhar pra Vilma.

  10. JÁ SABIA disse:

    Vilma deve ter ódio de boné, pois num dá nem cabimento pra esses herois que geram empregos, pois só vejo é eles lutarem pedindo mais atenção e só vem promessa ou couro no espinhaço, eita guerreira veia maivaida, mas a culpa também é dos políticos do seridó, onde se escondem nessa hora seu Nelter Queiroz, Vivaldo Costa, alvaro, Bibi, etc… Estão só na moita com medo de serem chamado para assumirem suas responsabilidades diante dessa crise, cambada de omissos, representantes fajutos.

  11. LERO-LERO disse:

    Grande Xerife, aqui não tem lero nenhum. A nossa (nossa, não deles, os politicos, que arrecadam e ninguém sabe pra onde vai a dinheirama dos impostos)tributária é pesada demais. Faz parte do tão falado e badalado Custo Brasil.
    Fala-se numa reforma tributária, mas esta não sai do papel.
    Os governos batem recordes de arrecadação; é o que vemos na TV e lemos nos jornais. E o povo sofendo a falta de serviços básicos; e pagando a conta, juntamente com os empresários.
    E a arrecadação de tributos, que deveria ser revertida em benefício do povo, desaparece na lama da corrupção (veja o caso da Operação Hygia, para citar apenas um caso. E Por falar nisso, aonde anda o filho da Governadora?

  12. GUERRA É GUERRA disse:

    GUERREIRA? É SIM…

    GUERRA É GUERRA: ELA COM UMA PATADA SÓ “DESTRUIU” TODO O SETOR BONELEIRO…

    IGUAL A ISRAEL.. TÁ ACABANDO COM OS PALESTINOS.

  13. Francisca Dantas disse:

    Sr. João Neto, com certesa voce não passa de um babão da Governadora, desses tipo assim curva a cabeça e diz amém grande mestra,cuidado viu um dia é da caça, outro do caçador, pelo que eu conheço Jonas trabalhou e defendeu e muito a governadora, sabe quantas veses ele foi fiscalizado 2 vezes enquanto era para ter sido uma, e ele estar pagando sim 3 parcelamentos e não é só ele não são dezenas de boneleiros que foram enganados com o tome lá e me dê ca duas veses mais, e quem é voce para falar de dinheiro do povo? trabalhamos e geramos empregos em um sertão sofrido que pouca gente quer montar empresas e morar aqui. E pare de ser puxa saco que Jonas não manipula ninguem ele apenas faz o que voce e muitos dos medrosos não consegue fazer, parabéns Jonas não baixe a cabeça muitas familias no serido depende sim do trabalho textil. Que deus te ilumine e a Robson também não é facíl enfrentar esse cordão de puxa de sacos, mais como diz se deus é por nós quem será contra nós, vá na onda viu D. Wilma pensa que o povo ainda é embrião é, o povo cresceu saiu do laboratório, não é mais em gabinete que se negoceia voto não agora é direto com o povo.

  14. Leca disse:

    Wilma só vive de palanque, ela agora tá ferrada, talvez nem se eleja vereadora aqui em Serra Negra dos Faria. Vem “fumo brabo” por aí de novo!!!!!

  15. É SÓ ALEGRIA disse:

    Não sabia não viu João Neto, sei que voce só pode ser um Natalense porque aqui de Caicó voce não é não, como é mesmo o governo não tem nada a vê não é? ninguém tem culpa a culpa é dos empresarios, homi vá com esse seu lero pra lá, onde já se viu a empresa mal começa é imposto daqui imposto de lá, e esses impostos vão pra onde? será que vão? ou fica nos bolsos de meia duzia, e empresario nenhum é para viver de favor de governo não, o governo tem obrigação de ajudar a todas as empresas que por sua vez vive trabalhando e gerando emprego. E precisamos fazer politica sim, politica empresarial em defesa do nosso ganha pão.

  16. CAICOENSE disse:

    Eu já esperava isso mesmo.Mais o povo apanha e esquece agora eu e minha familia não esquece.Eu tenho amemoria boa graças a Deus espero que a população de caicó der o troco em 2010.

  17. Fatima Santos disse:

    A culpa não é só da Governadora, os políticos locais, estes sim, são os verdadeiros culpados. Caicó continuará regredindo economicamente por que Deputados, Prefeito e Vereadores nunca fizeram absolutamente nada em prol do crescimento da cidade. Todos eles visam o seu bem-estar e de familiares, brigam para pertuarem no poder mas com objetivos próprios. Quer um exemplo? A celeuma que está criada na Câmara de Vereadores em razão da mudança de Presidente. A quem interessa a briga? Traz algo de bom p/ a cidade?
    Só haverá crescimento econômico quando o povo se conscientizar do seu valor político e passar a exigir seriedade dos homens nos seus respectivos mandatos.
    É MUITO DIFÍCIL!!!!!!!!

  18. Eles são assim mesmo disse:

    Quando os empresários estão com os bolsos cheios, creditam à sua competência; quando vão mal, a culpa é do governo.
    É assim nos EUA e em Caicó também, mas sabemos que o buraco é mais embaixo, já que há muita incompetência no meio empresarial também.
    Quero aqui deixar bem claro que não estou defendendo o governo de Vilma, falo aqui da presença do Estado que segundo os “empresários” (entre aspas mesmo e com “e” minúsculo) só serve para atrapalhar, vamos deixá-lo fora da economia (no momento dos lucros), mas em relação aos Empresários ( empeendedores com “E” maiúsculo, geradores de empregos e pagadores dos impostos, estes não pensam assim, pois sabem que o Estado é apenas indutor do desenvolvimento, que pode usar a política fiscal, cambial, monetária para incentivar a economia, mas não pode eliminar a incompetência.

  19. theus disse:

    xerife enquanto as fabricas de bone de caico estao quebrando sao jose do serido esta crecento no setor de fabricas foi aberta mais uma fabrica esta semana com 40 empregos totalizando 15 fabricas e estao terminando um predio para a estalaçao de mais uma e o prefeito vai inaugurar um restaurante popular para todos os funcionarios das fabricas de sao jose

  20. Macambira disse:

    A cultura empresarial do Serido, com poucas exceções, é a prática do empresário rico e a empresa pobre. Quando o recomendável é empresário pobre e empresa rica. Foi assim que o Bradesco, com o Itaú, com a Guararapes e muitos outros.

  21. Moleirão disse:

    O povo do Seridó é um povo competente, de garra e inteligente, de acordo com a sua história.
    Não consigo ver o que se tem publicado nessa página, é como se os empresários tivessem implantado suas indústrias pensando no que o Governo poderia ajudar, inclusive ensinando a eles a lesar o Fisco (Claro que é uma minoria, talvez dois).
    Gostaria muito de ter nascido no Seridó, mas me envergonho quando uma Minoria tenta distorcer os fatos em benefício próprio, quando poderíamos escrever um documento a ser entregue diretamente e pessoalmente à Governadora, ao Prefeito, etc. de maneira racional, e se não tivesse o atendimento devido, aí sim, usar os meios de comunicação para ajuda-los.
    Emparedar o governante para depois pedir, é uma prática que se tem mostrado ineficiente, desastrada.
    Precisamos de equilíbrio para podermos nos ajudar e ajudar aos que confiam e dependem de nós, como os colegas do Setor, os Empregados, os Fornecedores, os que prestam serviços, etc.
    Ainda há tempo para reflexão e mudança de comportamento.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 24 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031