Quintais produtivos incrementam renda de agricultores em João Câmara

“É um alívio ver a água chegando aqui na comunidade”. Esta é a sensação da dona de casa Francisca das Chagas da Silva (55), que há exatos 20 anos mora no Assentamento Modelo II, município de João Câmara. Sentimento que acompanha as outras 78 famílias do local, que comemoram, além da chegada da água, a implantação dos quintais produtivos, que estão aumentando a renda dos agricultores com a venda dos alimentos em feiras e supermercados. O projeto do Governo do RN, realizado pela Sethas e Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, está mudando a vida das pessoas ao redor do Estado.

Coentro, pimentão, cebola e tomate estão sendo produzidos por cada agricultor familiar, que comercializam suas hortaliças pelo menos duas vezes na semana em feiras e supermercados de João Câmara. Há um ano Jailson Dantas (33) saiu do emprego numa carpintaria e estava de malas prontas para sair do Estado, quando, a pedido do pai Genaro Dantas (59), decidiu apostar no trabalho no quintal produtivo. “Fiz uma aposta na agricultura e deu certo. Hoje tiro meu sustento da terra e todos estão começando a ver os resultados que a água traz”, destacou.

A Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Assentamento Modelo II é uma das 158 beneficiadas em todo o RN com o projeto de acesso à água e quintal produtivo. De acordo com a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, “o objetivo desse projeto é propiciar a qualidade de vida do homem do campo, fazendo uma distribuição adequada às necessidades de cada comunidade”.

Para o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Vagner Araújo, ações socioambientais como o quintal produtivo são fundamentais nos projetos de acesso à água, porque geram renda para o agricultor e ajudam a sustentar suas famílias nesta época de seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias