Rádio Rural: 46 anos de história

padre-tercio-novaAlém dos trabalhadores, a Emissora de Educação Rural de Caicó é a grande aniversariante deste primeiro de maio.

São 46 anos de Rádio Rural.

São 46 anos de bons serviços prestados a Caicó, ao Seridó e ao Rio Grande do Norte.

Nas áreas religiosa, educativa, social, cultural e da comunicação como um todo.

Nenhum veículo de comunicação tem sido mais importante para Caicó e o Seridó do que a Rádio Rural. Nenhum. Com todo respeito aos demais veículos.

Tenho orgulho de ter iniciado minha vida jornalística na Rádio Rural. Foi minha primeira escola jornalística.

História – O surgimento da Rádio Rural de Caicó partiu de um desejo de Dom Manoel Tavares no ano de 1961. Ele, juntamente com Dom Eugênio Sales, arcebispo de Natal naquela época, conseguiram uma ajuda da Alemanha para a compra dos equipamentos.

Dom Manoel Tavares foi a Cruzeta para abrir uma Pastoral e ao chegar conheceu Moacir Maurício Dantas. Após algumas conversas, Dom Manoel convidou o mesmo para exercer a função de técnico. Moacir não exitou e logo aceitou o convite. Porém, enquanto aguardava a compra dos equipamentos, ficou exercendo a função de motorista exibindo filmes educativos nos bairros de Caicó.

Em outubro de 1962, Dom Manoel foi a São Paulo para uma reunião acerca da aquisição dos equipamentos para a montagem da emissora. Ao retornar da capital paulista iniciou campanhas como a dos 1000 cruzeiros e a do garrote. O Padre Antônio Novo ficou responsável pela campanha dos 1000 cruzeiros e o Padre Deuclides pela campanha do garrote.

O dinheiro arrecadado com a campanha foi suficiente para a reforma dos prédios da ação católica onde hoje funciona o Centro Comercial Sant’Ana próximo a Agência dos Correios na cidade de Caicó.

No mês de dezembro do mesmo ano chegou a Caicó o russo Demitri para começar os trabalhos de montagem da torre que foram concluídos no dia 24 do mesmo mês. Em fevereiro de 1963 o engenheiro responsável montou os equipamentos da Rádio Rural.

No dia 15 de fevereiro de 1963 a Rural entrou no ar em fase experimental. O responsável pela parte técnica da emissora era Moacir Maurício. A operação de áudio ficou sob a responsabilidade de Alcimar Almeida.

A equipe do Departamento de Jornalismo era formada por Getúlio Costa, Moacir Pinheiro, Neto Damásio, Chico Elias, Neto Félix, Salomão Gurgel e Paulo Celestino.

Em 1º de maio de 1963, através da autorização verbal do então Presidente da República João Goulart, a Emissora Rural de Caicó entrou no ar exatamente às 8 horas com uma gravação do Hino Nacional Brasileiro.

Logo após esse momento patriótico, foi apresentado o seu prefixo musical, Lígia, música de fundo do filme Quo vadis, que em latim significa (Aonde vais).

Essa é um pouco da história da Rural de Caicó, que apesar do avanço da tecnologia, do surgimento de outros veículos de comunicação e da internet, se mantém forte e inabalável como uma rocha nos seus princípios de evangelizar, educar e contribuir para um mundo mais humano, mais solidário, mais justo e mais cristão.

Parabéns Rádio Rural e vida longa!

Por: Oliveira Wanderley

Foto: Padre Tércio – Atual diretor

2 respostas

  1. Caro Robson. O nosso colega Oliveira esqueceu o padre itan pereira o primeiro diretor e o monsenhor antenor salvino de araujo meu ex professor que foi muito importante na campanha para obter recursos financeiros que conseguio com hebe camargo,Ademar de Barros e o industrial Francisco Matarazzo. Abraços Revil Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias