Referência nacional no Programa Água Doce, RN realiza encontro com beneficiários

Um sistema de dessalinização mudou a rotina de 40 famílias na comunidade do Cabeço, no município de Jandaíra, na região do Mato Grande, no Rio Grande do Norte. O produtor de mel, Rogério Alves, é o operador do sistema que foi instalado pelo programa Água Doce (PAD), executado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh).

“Antes a gente tomava água direto da cisterna, sem tratamento, mas depois do programa Água Doce, há dois anos temos água potável para beber e cozinhar”, contou o meliponicultor.

A comunidade de Rogério faz parte dos 38 municípios potiguares beneficiados com 68 sistemas implantados na primeira etapa do PAD. O programa garante a dessalinização de águas para consumo humano, promovendo a autonomia e o uso consciente do recurso natural.

Para discutir o andamento do projeto, o Governo do RN por meio da Semarh, iniciou nesta terça-feira (08) o Encontro Estadual do programa Água Doce, com a participação de representantes de comunidades beneficiadas, prefeitos e secretários municipais de saúde e educação. A programação que acontece na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal, segue até amanhã com palestras, oficinas e cursos. Serão abordados temas como a operação dos sistemas, cuidados com a água dessalinizada e meio ambiente, gestão compartilhada e troca de experiências entre os gestores.

O secretário da Semarh, Mairton França, explicou que o encontro é uma forma de prestar contas do que foi realizado e conversar com os beneficiários sobre o andamento do PAD nas comunidades. “A água ofertada pelo programa é de excelente qualidade, o que garante a diminuição de indicadores de doenças e a melhoria nas condições de saúde. Além disso, trazer a comunidade para fazer parte dessa gestão também incentiva um empoderamento social para esses grupos”, destacou o titular dos Recursos Hídricos.

Mairton ainda completou que o diferencial do programa é o acompanhamento constante por meio da coordenação nacional, “garantindo a eficácia dos sistemas e que todas as metas sejam atingidas, melhorando a condição de vida principalmente de pessoas que moram em comunidades rurais e que mais sofrem com períodos prolongados de seca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias