Revitalização da orla de Natal é discutida na Comissão de Turismo

A Câmara Municipal de Natal, por meio da Comissão de Turismo , realizou, nesta terça-feira (22), uma reunião com o objetivo de traçar ações para promover melhorias na orla da capital potiguar. O encontro foi conduzido pela vereadora Júlia Arruda e o vereador Felipe Alves e contou com representantes da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana e das secretarias municipais de Esporte (SEL), Mobilidade Urbana (STTU), Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Turismo (Setur) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Temas como serviços de turismo, limpeza, transporte, segurança, lazer e uso público da orla foram debatidos por gestores e líderes comunitários. “Essa interação entre moradores e titulares das pastas administrativas é muito importante para alinhar as ações. A Prefeitura teve a oportunidade de explicar o que está sendo feito e a comunidade um espaço para fazer suas reivindicações e apontar as deficiências. Foram marcadas visitas aos pontos da orla que precisam de mais atenção para que os desdobramentos desta conferência possa acontecer com eficiência”, pontuou a vereadora Júlia Arruda.

Por sua vez, o vereador Felipe Alves falou que o fortalecimento da atividade turística em Natal passa pela modernização da orla. “Embora tenhamos uma cultura rica, gastronomia espetacular e grandes centros comerciais, as praias ainda são o principal atrativo para os turistas escolherem a nossa cidade para passar seus momentos de lazer. Fico feliz que um debate que começou focado apenas no destino do Hotel Reis Magos tenha sido ampliado para toda costa natalense. Agora, vamos cobrar que as demandas estabelecidas aqui sejam efetivadas”.

Cristiane Alecrim, secretária de Turismo de Natal, elencou os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Município no sentido de melhorar a urbanização das praias. “Assim que tivermos recursos, vamos reformar e colocar em funcionamento novamente o box de informações turísticas, em parceria com a Polícia Militar. Também estamos colocando em prática, junto com a Secretaria de Educação, o projeto Educação para o Turismo, que consiste em expor aos alunos da rede municipal de ensino a importância do turismo para a vida da cidade”, informou.

Tomaz Pereira Neto, titular da Semov, falou que um dos maiores problemas é o processo de erosão costeira. “Já estamos implantando o primeiro trecho de proteção costeira; quando terminarmos esse serviço, ofereceremos os acessos às praias com escadas e rampas. Na sequência, daremos início à segunda etapa que vai do Hotel Reis Magos até a Praia do Forte, para proteger aquela encosta que apresenta equipamentos públicos bastante deteriorados, que serão recuperados depois das obras de defesa costeira. Então, quando tudo estiver protegido, vamos recompor os calçadões”.

Antônio Bezerra Lopes, morador da Praia do Meio há 54 anos, considerou a reunião produtiva e espera que as obras avancem para que a orla seja revitalizada. “Natal é uma cidade conhecida em todo Brasil pelas suas belezas naturais. Mas nada disso vai adiantar se a moldura, que é a urbanização, estiver estragada. Por isso lutamos tanto por melhorias, principalmente diante do peso que o turismo tem para a economia da cidade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias