Rio Grande do Norte festeja Sant’ana de Caicó

arco-do-triunfoCaicó se prepara para receber devotos de Sant’Ana de todos cantos do Estado e do país. É a festa em homenagem a Sant’Ana, padroeira da cidade, em sua 261ª edição, que começa na próxima quinta-feira e vai até 2 de agosto. A cidade, distante 256 km de Natal, é palco de uma das maiores manifestações em reverência a Sant’Ana.

Como acontece todos os anos neste período, a região se enche de gente. São os filhos da terra que residem no local e os que moram em outras cidades e retornam para se juntar aos familiares e visitantes. O evento conta com programação religiosa e sócio-cultural a partir de quarta-feira com encerramento da peregrinação urbana e rural da santa.

Na quinta é a abertura oficial, com missa solene, hasteamento da bandeira e palavra de abertura. De sexta-feira até o dia 29 tem marcha dos idosos, missas, batizados, novenas encontros e benção do Santíssimo Sacramento. A partir de 30 de julho, começam os bailes nos clubes com bandas deforró, axé music, entre outros rítmos, encerrando em 2 de agosto com procissão e missa de encerramento presidida pelo bispo diocesano de Caicó, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. O lema da festa deste ano é “Filhos e devotos de Sant’Ana, sede todos bem-vindos”. O evento é tão importante para o estado que foi enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura, um projeto para a Festa de Sant’Ana se tornar um patrimônio imaterial do Brasil.

 Segundo o padre Edson Medeiros de Araújo, pároco de Sant’Ana de Caicó, a festa existia antes mesmo da criação da paróquia em 1748. Ele diz que, segundo a professora Maria das Dores Medeiros, que pesquisa sobre a Festa de Sant’Ana, há indícios de que a festa exista a pelo menos 300 anos. “Os 261 anos se referem ao ano de criação de nossa paróquia. O estudo de Dorinha apresenta indícios de que os festejos já aconteciam antes”.

Movimentação – segundo a secretária adjunta de Administração de Caicó, Assilene de Souto Dantas, a expectativa em todos os setores é de crescimento. Ela disse que durante o evento a cidade se transforma. O comércio e o trânsito aumentam consideravelmente com a quantidade de gente que vem de todo o Rio Grande do Norte e de outros estados.

Assilene afirmou que neste período o faturamento comércio cresce cerca de 50%. “Este ano, com o sangramento do açude Itans, a promessa é de que teremos um número ainda maior de visitantes, o que aquecerá ainda mais o comércio da cidade”, comemorou Assilene, que também faz parte da comissão organizadora da Festa de Sant’Ana, dizendo que, antes mesmo do início da festa, já se nota o crescimento no movimento de visitantes pelas ruas da cidade.

Segurança – O coronel Antônio Cipriano, do 1º BPM de Caicó, diz que a cidade já está preparada para receber o público estimado em 100 pessoas, que circularam durante os dez dias do evento. Segundo ele, a partir da segunda-feira, 20 de julho, o efetivo, com 20 policiais estará em barreiras nas entradas da cidade e na estaçãorodoviária, fazendo abordagens no embarque e desembarque de pessoas que vêm participar do evento. E, a partir da quinta-feira, 30, dia maior da festa, que começa com a tradicional feirinha de Sant’Ana com locais e nacionais, o efetivo estará completo. “O plano já está montado para manter a cidade segura durante os dias do evento, com a distribuição de um efetivo de 150 policiais, pelos locais rotineiros e onde ocorreram problemas em anos anteriores”.

Agenda

Programação dos clubes:

– 30/7 – Chicabana e Forró Namoro Novo no Brisas Balneário (16h). Garota Safada e Arreio de Ouro na Assec.

– 31/07 – Aviões do Forró, Forró da Pegação e Deixe de Brincadeira na AABB (22h)

– 31/7 – Baile dos Coroas no Corintians (22h)

– 1/8 – Forró do Muído e Forró do Bom no Iate Clube (22h)

Programação sócio cultural e religiosa:

– 22/7 – Chegada dos peregrinos; 4ª feira dos doces; Show religioso com padres e Grupo de Teatro Tarará

– 23/7 – Feira de Sant’Ana; Passeata; hasteamento da bandeira e abertura oficial da festa 24ª Jantar de Sant’Ana

– 24/7 – Marcha dos idosos do Seridó; Arrastão da juventude e 1ª Novena Noite da juventude

– 25/7 – Caminhada das crianças de Caicó e 2ª novena; Noite do forró com Jasiel e Forró Puêra; Festa do ex-aluno do CDS (CDS) e 2º encontro da família Vale, no pavilhão.

– 26/7 – 3ª novena; 7ª Cavalgada e leilão, com Tico e Chamego Nordestino; 8ª Encontro dos Ex-Escoteiros, no Grupo Vale Sobrinho; 50 anos do Bar de Ferreirinha

– 27/7 – 4ª novena; Noite do Brega e da Jovem Guarda, com Trio Vênus

– 28/7 – 5ª novena; Noite do samba raiz, com Grupo S de Samba

– 29/7 – 6ª novena; 1º Leilão do Artesão, com Quinteto Caicó e convidados; Abertura da 26ª Famuse, na Ilha de Sant’Ana; Festa dos Anos 70, 80 e 90, no Sesc

– 30/7 – 7ª novena; Feira de Sant’Ana, com Jasiel; Forró Puêra e Grupo S de Samba Coral Meninas do Encanto e Dodora Cardoso; Auto de Sant’Ana no anfiteatro da Ilha de Sant’Ana

– 31/7 – Carreata dos motoristas, 8ª novena Noite da seresta, com Bené de Gilton Lins; 5º encontro da família Cazuza, no Pingo D’água; Auto de Sant’Ana no anfiteatro da Ilha; 36º Baile dos Coroas no Corintians

– 1/8 – 9ª novena Grupo de teatro Filhos de Acauã e Khristal; 2º encontro das Famílias Antônio e Salviano, no Pingo D’água; 7º Festa dos Ex-alunos da Escola Monsenhor Walfredo Gurgel; Auto de Sant’Ana no anfiteatro da Ilha; 27º Baile do Reencontro, no Iate Clube

– 2/8 – Missa solene e procissão de encerramento Shows de Lúzio Alves e Zé Hilton do Acordeom

Fonte: DNonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias