RN entrega 180 cadeiras de rodas em Pau dos Ferros

cadeiras

Pacientes cadastrados no Centro de Reabilitação Infantil (CRI) receberam 180 cadeiras de rodas adaptadas nesta sexta-feira (17). A entrega foi realizada pelo governador Robinson Faria e pela secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, na VI Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros. Do total de equipamentos, 125 são cadeiras exclusivas para banho e feitas sob medida.

Ao todo, já foram entregues 1.500 das mais de 3 mil cadeiras, o que totaliza R$ 3,5 milhões para todo o RN, com recursos exclusivos do tesouro estadual. O repasse das cadeiras acontece após a conclusão do processo licitatório iniciado ainda em 2012. Os equipamentos integram o programa do Governo do Estado para a entrega de cadeiras de rodas adaptadas. Quando completada a primeira fase de entrega, pacientes de 36 municípios terão sido atendidos.

A economia gerada com o enxugamento do custeio dos órgãos de Governo permitiu o investimento para a aquisição das cadeiras, de acordo com o governador Robinson Faria. “Os recursos para a aquisição das cadeiras vieram a partir da nossa iniciativa de fazer economia e evitar gastos desnecessários. Tudo isso permitiu que agora a gente pudesse entregar os materiais para quem estava desde 2012 aguardando por eles”, falou.

Crianças ganham parque em Natal

O governador lembrou, ainda, que nesta sexta-feira, em Natal foi inaugurado um parque infantil adaptado para crianças com necessidades especiais. A iniciativa é uma doação do projeto Anna Laura Parques para Todos, ONG nacional que visa a criação de espaços lúdicos para crianças com mobilidade reduzida ou não.

Julianne Faria informou que a entrega das cadeiras adaptadas corresponde a um objetivo traçado ainda em 2015. “Desde o início da gestão garantimos que não mediríamos esforços para a recuperação do Centro de Reabilitação. Hoje, estamos cumprindo mais uma promessa que era atender aos que precisam do apoio do estado”, pontuou. A titular da Sethas afirmou também que em uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, foi garantido que os técnicos do CRI terão acesso a permanentes capacitações promovidas pela rede de hospitais Sarah Kubitschek, especializada em tratar problemas locomotores.

Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de várias especialidades, além de profissionais da área de psicologia, fisioterapia educação física, terapia ocupacional, psicopedagogia e nutrição, entre outras.

Atualmente, conta com cerca de 12 mil pacientes, atendendo portadores de deficiências físicas, mentais, sensoriais, múltiplas e ostomizados de todas as faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias