Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
27/out/2007
ás 20:44
Publicado por Robson Pires na categoria

Rosalba Ciarlini vai lutar pelo gasoduto Assu-Seridó

abcd0005h.jpgA senadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse hoje ao programa Pra Frente Seridó, na Rádio Rural AM, que vai propor na próxima reunião da bancada federal a inclusão da construção do gasoduto Assu-Seridó como emenda coletiva ao Orçamento Geral da União de 2008. “Estou assumindo o compromisso de lutar por um benefício essencial para o desenvolvimento da região Seridó e que amenizará o processo de desertificação da região. Vou levar o assunto à próxima reunião da bancada e pedir que o gasoduto seja uma emenda coletiva?, disse a senadora.   

Na terça-feira passada (23), a governadora Wilma de Faria se reuniu em Brasília com os deputados federais e senadores do Estado e propôs 16 emendas. Dessas, duas eram destinadas ao Seridó. Uma adutora ligando o Açude Boqueirão de Parelhas ao município de Carnaúba dos Dantas. A outra era o canal de integração das bacias do Seridó. Os parlamentares escolheram 11 e as obras para o Seridó ficaram de fora.  

A região é marcada por graves problemas ambientais. A extração de lenha da frágil vegetação de caatinga para a utilização como energia em fornos de cerâmicas, queijeiras, panificadoras e fábricas de doces é a causa do processo acelerado de desertificação que assola o Seridó. Segundo dados da Agência de Desenvolvimento do Seridó – Adese, 24% do seu território está virando deserto. Cerca de 80 cerâmicas e mais de 300 queijeiras estão instaladas na região.  

A construção do gasoduto Assu-Seridó poderia transformar a região num pólo de desenvolvimento tecnológico e econômico, abastecendo 28 municípios seridoenses e cidades paraibanas próximas com 400 mil metros cúbicos diários de gás natural. Orçado em cerca de R$100 milhões, ele teria uma extensão total de 310 km. Partiria de um gasoduto já existente, o “Gasfor?, que leva gás de Guamaré até Fortaleza. Em sua passagem pelo Vale do Assu seria feita uma conexão até o município de Jucurutu. De lá, duas ramificações levariam o gás para Caicó e Currais Novos. De Caicó, outro ramal seria construído para abastecer o pólo cerâmico de Parelhas.  

A utilização do gás natural como fonte energética ajudaria a preservar o meio ambiente e provocaria uma diminuição nos custos, principalmente dos ceramistas. As cerâmicas com fornos movidos à lenha registram desperdício de matéria-prima em até 50%. O emprego do gás facilitaria o controle da temperatura do forno, diminuindo o tempo de queima e elevando a qualidade do produto final.

Do blog de Josenildo Carlos


12 Comentários

  1. Analista disse:

    Rosalba já está com mais interesse em resolver os problemas do seridó,do que os nossos velho politicos do seridó,que só pensa em arrumar tetas para mamar.

  2. Garofa disse:

    É pelo Seridó o mapa da mina Rosalba! isso aí trará muito mais benefícios para a Regão do que certas obras que Wilma deixa aí inacabadas por aqui por Caicó. Vai ser a Líder do Seridó, não vai demorar muito!!!!!

  3. Pirulito do Danisco disse:

    Parece que o Analista, quando criança, foi enjeitado. Sua mãe não lhe deu de mamar. Observem que ele só fala em TETAS! Seria algum trauma de infância! Freud explica. Além de discordar de tudo, também evita as concordâncias verbais!

  4. Bira Viegas disse:

    Tenho minhas ressalvas em relação a “essa conversa para boi dormir, em relação ao gasoduto do Seridó”:
    -Será quem um dia ele realmente chegará até este nosso rincão;
    – Se realmente ele aqui chegar, terá alguma utilidades prática?
    Afinal, já existe a mais de uma década e meia, um gasoduto que passa paralelo ao polo cerâmico do Vale do Açu (em algumas cerâmicas os seus fornos estão à menos de 50 metros da tubulação), e até este horário (14:43 minutos deste dia 28/10/2007), não conheço nenhuma cerâmica consumindo gás natural, como fonte energética para a produção dos seus produtos.
    Continuam igual ao nosso Seridó. Consumindo lenha (seja nativa e/ou exótica) e com o gás natural passando – através de um gasoduto – nas ” beiradas das mesmas”.
    http://www.biraviegas.blig.ig.com.br

  5. Francisco Pereira disse:

    Caro Robson, que vergonha para nossos políticos, a nossa região está sendo lembra por um político de Mossoró, foi a transformação do CAMPUS em Universidade e agora o gasoduto. Tá na hora políticos do Seridó de mudar a forma de fazer política,entrem no século XXI, o mundo mudou, só vocês não mudam-. As pessoas as vezes descriminam os mossoroenses, mais ninguem pode negar, eles tem realmente amor a sua terra Mossoró, observe eu sou caicoense.

  6. SERIDOENSE disse:

    Já tivemos muitos lutadores pelo gasoduto assu-seridó. Há l5 anos o Seridó espera por esta obra, importantíssima, para alvancar o desenvolvimento sustentável da região do seridoense. Esperamos que não seja mais um blá blá blá só para alimentar a esperança do povo do Seridó, pois já estamos acostumado ouvir esse mesmo blá blá blá.

  7. Analista disse:

    PIRULITO DANISCO, veja que você já está grande demais para mamar,assim do jeito que você baba e mama vai acabar com as tetas.

  8. Marcia Maria disse:

    Tudo que Wilma inaugura é de fachada: a Unicat so teve os itens todos no primeiro mês, o ar condicionado da delegacia da mulher só foi de lá no dia da inauguração, a delegada nunca chegou… Que mulher é essa, meu Deus????

  9. picolé disse:

    PIRULITO DANISCO UM CHUPA OVO COMO VOCE AINDA TEM CORAGEM DE FALAR DE BABÃO OU PENÇA QUE NÃO LHE CONHERÇO.

  10. Caicoense disse:

    Quero aqui lembrar ao meu amigo Francisco Pareira, que a Senadora Rosalba Ciarline fica feliz em ajudar ao Seridó e a todas as regiões do Estado do RN, pois ela é Senadora do Rio Grande do Norte e não de Mossoró. É dever de todo Senador(a), Deputado(a) Federal, trabalhar por todas as regiões, e não só pela que ele ou ela nasceu.

  11. Caicoense disse:

    Claro que a Senadora Rosalba também vai ajudar a Mossoró, igualmente como a Caicó, Natal, Currais Novos e todos os municípios do Rio Grande do Norte. Pois ela agora oculpa um espaço a nível de Estado e não a nível de município.

  12. Mary Oliver disse:

    Rosalba Ciarline apesar de ser a Rosa de Mossoró,é hoje de todo Rio Grande do Norte. Fez muito por Mossoró e faz pelo RN como senadora e quando Governadora fará muito mais. Pois nossa Rosa é uma mulher de palavras, não é de obras inacabanas não!!!!Ela é de fazer!!!!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quarta, 18 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031