"A decência é um valor menor do que a conveniência na política brasileira"
08/dez/2009
ás 12:22
Publicado por Robson Pires na categoria

Sangradouro do açude Itans de Caicó vai ganhar passagem molhada

a passagemTeve início nesta segunda-feira, 7 de dezembro, a construção de uma passagem molhada localizada no primeiro sangradouro do açude Itans em Caicó.

A passagem molhada é um sonho de mais de 50 anos de várias comunidades como Nova Olinda e outras todas localizadas nas proximidades do reservatório, que quando atinge a sua sangria, deixa várias famílias ilhadas sem poderem passar no local, a não ser de canoa.

Com a construção da passagem molhada, possibilita a passagem de veículos, mesmo com a sangria do açude Itans. O deputado Nelter Queiroz através do vereador Almir Filho tomou conhecimento do problema e participou de uma reunião na comunidade Nova Olinda.

Nelter se comprometeu em doar todo o material e ainda parte da mão de obra, valor estimado em pouco mais de R$ 10.000 (dez mil reais). Os moradores se comprometeram em forma de mutirão participar da construção da importante passagem molhada.

Como mostra a foto, os trabalhos já começaram  e agora é uma questão de dias para que um sonho de 50 anos seja realizado.

Por Cardoso Silva


10 Comentários

  1. em quanto isso o açude de cruzeta esta com uma revença muito grande colocando em risco a populaçao de SAO JOSE DO SERIDO e CAICÓ visto que com aproximidade do inverno e o açude cheio como esta cheio de matos com troncos grossos na parte interna pode avê rompimento da parede venha ROBSON A CRUZETA CONFERIR

  2. pedro disse:

    Muito bom mesmo a idéia do Deputado Nelter em procurar minimizar a vida das comunidades que ficam localizadas a margem do primeiro sangradouro do Itans., pena que essas atitudes deveriam ser o ano inteiro, não só proximo a ano eleitoreiro…..deixa a desejar e muito…deveria fazer jus ao salário que recebe pago por impostos de todo nós norteriograndenses.

  3. jucurutu disse:

    Parabens Dep. Nelter, como sempre atendendo os anseios do seu povo. É ASSIM Q SE FAZ.

  4. João Maria Cavalcanti disse:

    A idéia é muito boa e merece aplausos. No entanto, aconselho o Vereador Almir Filho a proceder um pequeno estudo com especialistas em barragens, uma vez que a altura desta passagem molhada pode reter uma lâmina maior e aumentar o nível dágua do Itans, por pequeno que seja. Não é melhor tirar essa dúvida não?

  5. marcos disse:

    Está de parabéns pela iniciativa, não uso essa passagem mais sem dos problemas de quem usa na epoca do inverno…parabéns nelter e almir

  6. Parabéns a iniciativa do conselho do renomado engenheiro civil João Maria Cavalcanti, obras realizadas sem estudo causam catástrofes irreparaveis,ñ vamos pensar só em votos, os politicos devem ser mais coerentes.

  7. Max Azevedo- Caicó-RN disse:

    Caro Róbson, quanto ao questionamento levantado pelo engenheiro civil João Maria Cavalcanti, informo que a obra foi aprovada pelo DNOCS. Se observarmos a foto (à esquerda)verica-se uma alvenaria já existente, trata-se do muro do sangradouro, e a construção da passagem molhada será no mesmo nível, inclusive será aproveitado o muro existente como base do nível da pasagem molhada.

  8. Max Azevedo- Caicó-RN disse:

    Caro Róbson, o primeiro dos sangradouros do açude Itans, o de lagoa seca é o mais largo (130 metros) e também o mais acidentado, pois existe muitas pedras, e como ele é o primeiro a sangrar consequentemente é o último também a parar, com isso muitas pessoas naquelas comunidades ficam ilhadas, pois mesmo que queiram se locomover pela estrada da Palma o Rio Barbosa também não permite a passagem.

  9. João Maria Cavalcanti disse:

    Caro Róbson,
    Desculpe a intromissão, mas não quero ser mal entendido. Quero penas, como presidente, do INEC – Instituto Norteriogrande de Engenheiros Civis, se utilizar de minhas prerrogativas estatutárias e alertar a sociedade caicoense, da qual, os profissionais engenheiros civis são jurisdicionados ao INEC. Levantei a dúvida porque não tinha conhecimento da existência de um projeto de engenharia da Passagem Molhada aprovado por um engenheiro no DNOCS. Como também acredito que a Passagem Molhada para dar acesso a carros tem que ser mais alta do que o terreno natural. E quando a lâmina da sangria tiver com 70cm? Para se ter idéia da minha preocupação, vou fazer uma pequena conta expedita para mostrar o grau dos números que estou tratando.
    Dados: p/ um aumento de 10cm apenas,
    Capacidade do Reservatório = 81.750.000m3
    Considerando uma profundidade média = 8,0m
    Cálculo da Lâmina d`água = 10.218.750m2
    Volume a ser aumentado = 1.021.875m3(1.25% da capacidade total do Itans).
    Respeitosamente:
    Eng. João Maria Cavalcanti – Presidente do INEC

  10. Mauricio disse:

    Cadê o Ministerio do Trabalho e as Delegacias Regionais do Trabalho. Fazendo vista grossa para uma foto como esta. Todo mundo trabalhando sem equipamento de proteção individual, sem farda, entre outros, situação totalmente irregular. Podendo a qualquer momento haver um acidente, e o pobre do trabalhador será o maior prejudicado.

Deixe o seu comentário!



Clique Nos Ícones Abaixo

Twitter Facebook Instagram E-mail

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014   

Buscar no Blog



Fan Page. Curta!


No Twitter



Parceiros

Jornal da Rural
Rádio Rural AM
Rádio Rural FM
Site Kurtição
Sem Opção

  • Arquivos