Secretaria estadual de Saúde Pública diz que não há surto de superbactérias no Ruy Pereira

Conforme nota publicada pela secretaria estadual de saúde, não existe surto de superbactérias no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, em Natal. “Considera-se um quadro de surto quando o número de casos de um determinado evento ultrapassa um limite padrão, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), os números de infecção registrados no Hospital Ruy Pereira estão de acordo com a quantidade preconizada e acompanhada pela ANVISA”, diz o documento.

As bactérias (acinectobater e pseudômonas) indicadas na reportagem do portal UOL são bactérias oportunistas, que podem se tornar resistentes aos antibióticos e, com isso, causarem infecções em ambientes hospitalares. Essas bactérias são encontradas em hospitais públicos e privados, em qualquer parte do mundo, e não devem ser confundidas com a KPC, uma superbactéria de elevada letalidade.

A SESAP encerra a nota lamentando “o repasse equivocado de dados sobre o sistema de saúde pública do Estado sem que estes tenham sido efetivamente  comprovados, causando apreensão na sociedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Pezão sem ‘plano B’

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão afirmou, em entrevista ao GLOBO, que “não tem plano B” para a crise no estado caso não

Leia Mais