Secretário de agricultura rebate jornalista que compara RN e PB

O titular da Secretaria de Agricultura e Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, lançou nota onde rebate as críticas apontadas no documentário Contrastes do Brasil: Atuais diferenças entre PB e RN, feito pelo jornalista Wanderley Filho, onde compara as diferenças entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte em aspectos como estradas, saúde e segurança. O vídeo repercurtiu nas redes sociais e canais de comunicação na tarde deste domingo (23). Clique para ter acesso ao vídeo no youtube.

Na nota, o secretário destaca avanços do RN e chama atenção dos produtores rurais.

Veja abaixo a nota do secretário:

Caros Colegas Produtores Rurais, tem circulado no watsapp um vídeo em que se compara o RN com a PB, infelizmente o vídeo se mostra bastante dirigido no sentido de colocar a PB agora como vanguarda do desenvolvimento, muito longe da realidade. Sem falar no mérito da PB em ter um Governador que já vem trabalhando há mais de 06 anos, com boas ações, o vídeo não é justo, senão, vamos falar em estradas: entre Brejo do Cruz/PB, uma das cidades polo do Brejo Paraibano, e Patu/RN, é lastimável as condições da estrada no trecho paraibano, diferente do lado do RN.

Mas gostaria mesmo de falar do setor agropecuário, do qual tenho orgulho, direito e dever de defender as ações do Governo Robinson Faria: somos o 3º maior exportador de frutas do Brasil, ganhando da PB com léguas de distância, crescemos mais de 20% neste setor de 2014 para 2016, melhor prova do apoio que o governo tem dado a esta atividade; Somos também destaque nacional na produção e exportação de peixes, diferente também da PB.

Realizamos um conjunto de feiras agropecuárias, e talvez a maior Feira Agropecuária do NE, a Festa do Boi, e este ano apoiaremos 10 feiras agropecuárias, agora com financiamento do Banco do Governo do Estado (AGN) que tem dado um show de financiamento fácil nas feiras agropecuárias, sendo estas feiras bastante elogiadas por todos os participantes, em especial por colegas paraibanos que estavam expondo ou visitando a Exposição de São Paulo do Potengi neste final de semana, um verdadeiro sucesso de público e animais, com mais de 1520 animais em exposição, onde os criadores paraibanos afirmam que a PB não chega nem perto deste fomento ao setor agropecuário.

Lançaremos agora dia 04 de maio o maior plano de desburocratização do setor agropecuária já visto no estado, diferente do que ocorreu ao longo de 25 anos, onde outros governos impuseram várias normas e leis que atravancaram o setor produtivo rural, prejudicando totalmente a atividade, em especial aos micro, pequenos e médios produtores rurais, responsável por 95 % da atividade em nosso setor, este plano, denominado AgroMaisRN, seremos o 1º estado do Nordeste a fazer.

Especialmente no setor agropecuário, quem quiser conhecer a realidade entre a PB e o RN, sugiro procurar o Dr. Manoelito Dantas Vilar e seus filhos, dos maiores pecuarista da PB não economiza nas palavras de elogios ao nosso estado, seu povo e seu governo. Temos muito mais feito e muito mais ainda a fazer pelo nosso estado, mas por fim, não custa lembrar que atravessamos uma crise financeira sem precedentes no País e 05 anos de seca, estes dois fatos não foram gerados por este governo, mas que certamente não tem medido esforço pra realizar as ações que promovam o desenvolvimento do nosso RN e que promovam uma vida melhor para o seu povo.

Guilherme Saldanha
Secretário de Agricultura

4 respostas

  1. Resposta do povo que não é obrigado a nada e vai dar o troco em breve!

    “Somos o 3º maior exportador de frutas do Brasil”

    “Somos também destaque nacional na produção e exportação de peixes”

    “Realizamos um conjunto de feiras agropecuárias, e talvez a maior Feira Agropecuária do NE, a Festa do Boi”

    Enquanto isso secretário você esqueceu ou não faz parte da sua realidade que a maioria do que é produzido aqui nem nós potiguares temos o prazer de experimentar e consumir muitas vezes pelos preços altíssimos cobrados na carne, nas frutas e pior ainda nos peixes, nossa cesta básica é escancaradamente mais cara que na PB, talvez pelas inúmeras estradas esburacadas que encarecem o transporte de alimentos. E como se ainda não bastasse o estado vive o maior atraso de salário de funcionalismo público já visto (exceto do alto escalão) e isso piora nosso poder de compra e até nossa alimentação e dos nossos filhos.

    Quanto a Festa do Boi secretário,o povo de Parnamirim agradece pelos 3 ou 4 dias com policiamento, nos outros dias a cidade dessa festa vira novamente um caos de violência, assaltos e homicídios! Mas enfim, o estado inteiro já é consciente do regresso com essa política onde o lema é “vender nossas potencialidades”, embora que a visita coma caviar na sala de jantar e os de casa comam farinha com sal no quintal!

    Vendem nosso peixe,nosso camarão, nossa carne, nossas frutas, nosso sal, nossas praias, nossa boa vontade, nossas festas e nosso acolhimento mas sempre nos deixam sem 10% do lucro que é nosso por direito, melhor dizendo, sem saúde, sem educação, sem segurança e agora com mais com vontade de mudar pra Paraíba de onde seu governo até importou um secretário de segurança pública, um estado que também tem seus problemas mas pelo menos tem um governo de verdade que governa pro povo ao contrário desse BBB que temos aqui!

  2. Vá estudar imbecil!

    Brejo do Cruz não é brejo, é sertão, e a cidade também não é polo de nada!

  3. Cara oque isso tem haver com estradas, saúde e segurança? o carinha ai ta muito desatualizado do querido estado vizinho e só falar nisso a PB da de 1000 a Zero no nosso FALIDO RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias