Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
30/mar/2008

Secretário de educação de São José do Seridó comete suicídio


Por Robson Pires, em

jaco-libanio.jpgO secretário de educação do município de São José do Seridó, Jacó Libânio de Araújo, foi encontrado morto num compartimento da escola municipal de ensino fundamental e médio Raul de Medeiros Dantas. Ele tinha 49 anos de idade. Era casado e pai de dois filhos que estudam em Natal.

O corpo foi achado por volta das 14 horas e está sendo removido para o Itep de Caicó.

A causa do ato extremo praticada pelo professor ainda não está bem explicada. Ele se enforcou usando uma corda.

Circulam rumores na cidade que pressões políticas estariam incomodando o secretário municipal de educação nos últimos dias.

Nada de oficial, entretanto. Apenas especulações. Aliás, ele vinha comentado com pessoas amigas que iria se matar. Mas, ninguém acreditava. Achavam sempre que ele estava brincando

O professor Jacó Libânio era uma pessoa muito querida no município e gozava de um largo ciclo de amizades. A população ficou chocada.

O corpo será velado em sua residência, na câmara municipal e por fim na própria escola onde cometeu o ato. De lá, sairá para missa de corpo presente na igreja de São José, às 9 horas da manhã. Em seguida será sepultado.


19 Comentários

  1. Justino Panta disse:

    caro robson pires

    perdemos além de um ótimo professor,um grande amigo,carismático e super simpático,mas essa coisa de falar sobre o motivo dele fazer isso,isso não existe já passei por um suicído na minha família,eu sei o quanto a família dele sofre,mas só quem sabe o motivo é ele e deus.
    V? COM DEUS “PARÊA”

  2. eu acho que a morte de jaco foi pressão politica para pegar a verba da educação motivou o suicidio,o qual não estava de acordo fez a besteira que fez…meus pesames a edjane e filhos…sampa

  3. terezavera disse:

    À família do amigo insubstituível Jacó; nosso abraço de conforto. Que Deus os ajude nesta hora de tragédia. Ficará uma grande ausência em nossos corações. Almir da Costa Dantas e família.

  4. Luiz de França disse:

    Meu amigo Jacó, meu aluno no ano que Escola Raul de Medeiros Dantas foi inaugura, meu colega no curso de Especialição nas Novas Tecnologias sinto muito sua partida mas com ceteza você será bem recebido pelo Grande Arquiteto do Universo no Oriente Eterno. Meus votos de pesares a Família. Luiz de França

  5. ARYSSON SOARES DA SILVA disse:

    Parente velho confesso que fiquei agora supreso com sua partida para a eternidade,na verdade o SERIDÓ acaba de perder não só um filho mas acima de tudo uma das figuras mais queridas que a nossa geração teve o prazer de conhecer-lo…quem não se lembra do inesquecível JACÓ da VELHA SÃO JOSÉ DA BONITA E DO SAUDOSO E ETERNO NECO DOS ANJOS quantas lembranças chega agora primo velho de sua pessoa do seu jeito simpres de ser e de viver das suas brincadeiras das suas amizades pelo sertão velho da sua eterna camisa de manga comprida do velho chapéu tudo isso fazia de JACÓ essa figura que na verdade o era uma espécie de raridade telúrica do nosso SERIDÓ…quantas saudades vc irá nos deixar velho amigo dos encontros rápidos no Banco do Brasil em Caicó ou no restaurante de Damião e das nossas conversas sobre genealogia…Aos seus familiares os meus mais sinceros votos de pesames na pessoa de sua esposa edjane e filhos.

  6. clovis libanio de araujo filho disse:

    jacó, chegou ao rio de janeiro nos anos 70/80 e ficou menos de 1 ano, voltou para são josé e retomou os estudos já que no rio tinha eclodido uma greve de professores do estado que levou todo o ano letivo.
    jacó mostrou já naquela época que estava voltado para a educação. em janeiro qdo estive em são josé encontrei-o conversando com marcio do supermercado seridó
    como sempre muito falante e antenado em tudo.
    sua filosofia era sempre voltada para educação.
    quero desejar meus pesames a sua esposa e filhos.
    do primo aqui de são paulo
    clovis libanio Filho

  7. Márcio de inacio queijero... disse:

    descanse em paz “parêa”…

  8. SALMIRA TIMBAÚBA DOS BATISTAS disse:

    Caro amigo ROBSON PIRES falar e lembrar a pessoa de JACO É falar de alegria,de compe-
    tência,de amizade e em fim de todas qualida-
    des e referências boas que um cidadão pode se caracterizar,quero também externar meus sentimentos aos seus familiares esposas,fi-
    lhos e parentes e que diante do bem que ele
    repassou aqui nessa vida para todos com cer-
    teza gozarar do reino de DEUS no CÉU.

  9. Touché disse:

    Caro Robson,

    Não só o nosso município, mas, o Seridó, perdeu um grande homem. Alguém que acreditava que a educação é a solução e o caminho para a transformação. Fui aluno de Jacó e o admirava muito. Infelizmente nos afastamos e nos últimos anos apenas nos comprimentávamos. As causas que levaram Jacó a cometer tal ato como diz “Panta? só ele sabe e morreu com ele. Concordo!

  10. Francisco do PT disse:

    Fui contemporaneo de Jacó na epoca de estudante do curso de Geografia na UFRN. Ele era uma pessoa muito alegre e extrovertido. Minha solidariedade aos seus familiares e a todos que conviveram com o mesmo. A Geografia perde um grande mestre.

  11. Marinilce Brito disse:

    CERES-UFRN triste pela perda súbita e irreparável do querido ex-aluno Jacó Libânio.Pêsames aos familiares.

  12. amigodejacó disse:

    Nesses dois útimos dois meses são josé perdeu dois filhos ilustre, eu particularmente gostava muito de ambos mais nunca tive a oportunidade de falar isso para eles.

  13. SANTANA DE AMARIUDO disse:

    JACÓ, UM HOMEM DO QUAL POSSO DIZR ALGUMA COISA…QUANDO CRIANÇA MOREI NESSA CIDADE E TIVE OPORTUINIDADE DE SER UMA DAS SUAS COLEGAS… RAPAZ INTELIGENTE, O QUAL PARECIA NÃO SER TÃO NORMAL… MUITO CURIOSO, POIS TINHA UMA GRANDE SABEDORIA EM TUDO QUE FAZIA…
    M?S PORQUE VC. SE FOI TÃO RAPIDO, SE FOI UM CHAMADO SABEMOS QUE OS ANJOS DO CÉU ESTÃO FELIZES…POIS VC. ERA ESPECIAL E COMO…
    NESSE MOMENTO QUERIA DIZER QUE NOSSA SÃO JOSÉ ESTA DE LUTO, POIS PERDEU UM CIDADÃO DE CARATÉR E MUITO RESPEITO…. QUE DEUS O TENHA E ESTEJA DO SEU LADO… OLHANDO AGORA PELOS SEUS FAMILIARES QUE AQUI FICARAM COM ESSA DOR QUE JAMAIS TERA FIM.
    MEUS SENTIMENTOS DE PESAR A TODA SUA FAMILIA.. ESPOSA E FILHOS..

  14. Ednara disse:

    Bem!As vezes perdemos pessoas que jamais pensamos perder,mas muitas vezes é se perdendo que agente aprende a viver,pessoas como Jáco jamais será esquecida na linha da história de São José do Seridó ,pessoa igual a Jacó jamais será encontrada nesse mundo ,uma pessoa alegre,sempre com um brilho nos olhos e um lindo sorriso na boca,pessoas como você Jacó
    nunca será substituída.
    Acima de tudo aquelas velhas piadas de sempre,suas velhas brincadeiras inesquecíveis,lembro da nossa viagem de estudo para cidade Natal uma velha cachorrada
    minha e dos meus colegas,sobi uma troca de bancos,daí por diante sempre que vc me avista-se seja na escola,seja na rua mas sempre vc me chamava de curva.

    Um apelido carinhoso que sempre de sua boca saia,mas hoje por motivos maiores você não poderá mas ter aquelas velhas piadas,velhas brincadeiras,velhas gargalhadas que sempre juntos dava-mos.
    A sua esposa Edjane e seus filhos Gabriely e Rafael meus sinceros pesames.

    Vá com deus PARÊA!
    Que sua moradia ao lado do nosso senhor poderoso seja em paz.

  15. paulinho disse:

    Costumava ver sempre ver o jacó em encontros de secretarios, inclusive aqui em ouro branco. sempre ao chegar nesses lugares demonstrava sempre alegria aos que estavam presentes.Com sua alegria perdida aqui na terra, esperamos que DEUS o possa receber de braços abertos e te acolher em um lugar de descanso.A familia que DEUS dê o conforto e que possa continuar o seu trabalho por amor a educaçao de sao j. do seridó. O serdó perde um educador, saojose um filho, DEUS ganhara um homem que lutou por seu povo. Paulo Dantas – comunicador da radio manairama fm de ouro branco.

  16. Julianne Costa Lopes disse:

    Nesta hora de dor podem faltar palavras para externar tamanho significado.Foram 8 anos de convivência na Escola Raul,grande colega de trabalho,amigo,professor,enfim,sinônimo de humanismo.Todos da família Raul de Medeiros Dantas estamos abalados com tamanha perda.Aqui deixo meus sentimentos a Edjane,Gaby e Rafa.

  17. Jair Libanio de Araújo disse:

    Caro Robson Pires,

    Boa tarde!!!

    Fico de coração partido, especilamente por ser irmão caçula dele, e que tinhamos grande amizade e afinação. Quando o mesmo veio do Carcará em 1970 para São José, eu estudava o quarto ano primário no colégio Jesuino Azevedo. Ele por ter trabalhar nesta fazenda de nossa familia durante 13 anos estava dois anos atrás do meu nível escolar. Porém, em três anos ele alcançou o meu nível de escolaridade e passamos a estudar no colégio Abrósio Silva de Cruzete-RN, com diferença de um ano, sendo que ele estudava um ano em minha frente, foi quando ganhei o mundo e fui em busca de outros destinos. Ele relutante jamais quiz saír de São José do Serído. Volto neste dia 31-03-2008 – para o seu funeral, consternado e triste, porém, confortado pelas maravilhas que ele contruiu nos úlitmos 30 anos. Três gerações de jovens que aprederam a adimirá-lo e respeitá-lo como um mestre e agora o tem como seu padrinho eterno.
    Sua morte não representa o reflexo de um jovem alegre, humano, correto, íntegro e querido por todos. Certo que ele me ajudará, doravante, passo todos os amigos internautas e ao amigo Robson Pires que a semente que meu querido irmão plantou, produzirá grande resultados para o orgulho de nossa querida cidade São José do Seridó

    Jair Libanio de Araújo
    jairlibanio@yahoo.com.br

  18. NAIRA E DOUTOR COSTA LOPES disse:

    JACÓ, AMIGO INCONDICIONAL DOS AMIGOS….
    SUA PERDA NOS DEIXOU UMA GRANDE LACUNA ABERTA,GRANDE MESTRE, SEMPRE NOS TRANSMITIA ALEGRIAS COM SEU SORRISO, COM SUAS BRINCADEIRAS ,ERA TÃO FELIZ Q SUA IDA PARA A ETERNIDADE NOS PEGOU DE SURPRESA…………
    HOJE SÓ NOS RESTA PEDIR A DEUS, QUE O ACOLHE EM SUA CASA BEM GRANDE, QUE É O CÉU….
    MEUS PÊSAMES A TODA SUA FAM?LIA..

  19. Tatiana Dantas disse:

    Caro Robson
    O seridó e especialmente são José do Seridó passa por um momento de dor;perdemos o grande pai da educação saojoseense e porque não dizer assim, uma referência ímpar que tinhamos para a educação do seridó.Pois, ao se falar em educação temos como referência são José devido ao trabalho incansável do nosso inesquecivel mestre Jacó,q foi exemplo de humildade, trabalho e dedicação!!descanse em paz!!!!!abraço fraternal aos familiares do guerreiro q se foi!!!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 21 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930