Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
15/jan/2018

Semarh executa desassoreamento do Canal do Piató e destina areia para cobertura de lixões


Por Robson Pires, em

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está executando  o desassoreamento do Canal do Piató, em Assu. A obra iniciou na segunda-feira (08) passada, com a marcação e levantamento topográfico do terreno e na quinta-feira (11), as máquinas começaram a retirada de areia do canal.

De acordo com o Secretário Ivan Júnior, o material recolhido será reaproveitado em aterros sanitários ou para cobertura de lixões. “Estamos disponibilizando a areia para prefeitura dos municípios do Vale do Assu. O Gestor que tiver interesse pode nos encaminhar uma solicitação” explica Ivan.

O projeto de desassoremanto foi elaborado pela própria secretaria e consiste na retirada de areia de pontos críticos, onde os levantamentos topográficos indicaram a necessidade de sua realização. No inverno entre 2005 e 2009, devido a fortes chuvas que caíram na região, o estrutura do canal foi prejudicada e atualmente ele encontra-se obstruído.

“Essa ação vai proporcionar a retomada das atividades econômicas dos ribeirinhos, assim que a lagoa receber água do rio Piranhas-Açu. Esse manancial tem um grande significado cultural pra toda comunidade” destaca o titular da Semarh.

A empresa executora do serviço é a construtora Cristal LTDA. A previsão de conclusão dos trabalhos é no final de abril. O valor da obra é de R$ 2,5 milhões,  advindos do Tesouro Estadual.

O reservatório é fonte de renda para centena de pescadores das comunidades Porto Piató, Olho D’água Piató, Areia Branca Piató, Bela Vista Piató e Banguê e incrementa a economia da região através do turismo ecológico.

A Lagoa do Piató está integrada à Floresta Nacional de Açu (Flona), uma das 313 Unidades de Conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  É considerada o maior reservatório natural do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sexta, 20 de Julho de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

julho 2018
D S T Q Q S S
« jun    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031