Sesap interliga unidades de saúde com cabeamento de fibra ótica

Segurança, economia e mais agilidade na transmissão de dados. Estes são os benefícios imediatos que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e, em consequência, a população potiguar usuária dos serviços do SUS, terão com a interligação do sistema através do cabeamento de fibra ótica. A novidade está sendo implantada através de parceria com a UFRN, por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com previsão inicial de implantação em 21 unidades de saúde do RN e previsão de término até o final deste ano.

A estimativa de valor investido no projeto gira em torno de R$ 1,2 milhão, recursos que serão recuperados com a economia na locação do serviço a terceiros, no prazo de um ano, a contar da conclusão da instalação dos cabos. O serviço de locação na transmissão de dados abastecerá 21 unidades de saúde da Secretaria (como hospitais, laboratório, centro de reabilitação, etc), que serão as primeiras unidades contempladas com o cabeamento ótico, na Região Metropolitana de Natal.

Projeto semelhante já foi implantado na Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed/RN), que também será beneficiada com a ação, expandindo a sua rede para inclusão de videomonitoramento em outras áreas da cidade e fazendo com que a Sesap seja pioneira na propagação dessa interligação. O suporte, manutenção e gerenciamento do serviço estará sob a responsabilidade da RNP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias