Somente a chapa Carlos Eduardo/Álvaro Dias deverá usar imagem de Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta a uma consulta do PPS, decidiu ontem à noite que partidos coligados regionalmente não podem utilizar a imagem de candidatos à Presidência da República, caso esses mesmos partidos sejam rivais no plano nacional.

A decisão atinge diretamente a coligação do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), uma vez que a aliança em torno do socialista reúne legendas que apoiam candidatos diferentes à sucessão presidencial.

Mantido o entendimento da Corte Eleitoral, Iberê não poderá usar a imagem nem a voz da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT ao Planalto, no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

O problema é que a aliança local construída pelo PSB é diferente da nacional. Ao mesmo tempo em que se coligou ao PT de Dilma Rousseff, o partido de Iberê se uniu ao PPS e ao PTB, que apoiam a candidatura a presidente do tucano José Serra.

Isso inviabiliza a presença de Dilma no palanque eletrônico do governador. A decisão é um banho de água fria nos planos de Iberê, que intentava fazer uma campanha “casada” com a disputa presidencial, associando a imagem dele à da candidata do PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pela regra, PPS e PTB, aliados ao PT no RN, também não poderão usar a imagem de José Serra nas suas propagandas eleitorais.

O relator da consulta, ministro Aldir Passarinho Junior, entendeu que não seria possível que um candidato isolado de um partido na aliança nacional participasse no horário eleitoral regional. Ele lembrou, que, se esses casos forem permitidos, seria possível, em tese, “aparecerem dois candidatos a presidente fazendo campanha regional para a mesma coligação”.

Com isso, quem pode sair ganhando é o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Os dois partidos que integram a coligação dele, PDT e PCdoB, fazem parte da mesma aliança nacional que apoia a candidatura de Dilma Rousseff.

Carlos Eduardo, portanto, é o único candidato a governador que poderá usar a imagem e a voz da petista no rádio e na televisão. O pedetista também aposta na associação com a candidatura de Dilma Rousseff para vencer as eleições no Rio Grande do Norte.

Iberê, se quiser mesmo contar com a imagem de Dilma e Lula na televisão, durante o horário eleitoral gratuito, terá que decidir se prefere os dois petistas ou os deputados estaduais Wober Júnior (PPS) e Ezequiel Ferreira (PTB) – some-se a isso o agravante de Ezequiel ser primo do governador.

No minuto.com

Foto: Álvaro Dias (vice de Carlos) com Dilma Rousseff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Ciúme de Fábio Faria

A chegada do deputado Fábio Faria (PSD-RN) ao recriado Ministério das Comunicações abriu mais uma crise interna no governo de Jair Bolsonaro: a do CIÚME em alguns parlamentares. Fábio

Leia Mais