Técnicos discutem mudanças para instalação do CAPS III na cidade de Caicó

capsNesta terça-feira (14), o Hospital Milton Marinho tornou-se uma unidade CAPS III, em cerimônia com a participação de agentes públicos ligados à saúde mental no estado do RN.

Na oportunidade o secretário municipal de Saúde, Nildson Dantas (foto), lembrou o empenho do deputado estadual Vivaldo Costa (PR), quando a psiquiatria começava a engatinhar no Seridó, na construção daquela unidade de saúde.

Agora, o CAPS III Arte de Viver (nome escolhido pelos usuários) está sendo preparado para atender aos municípios circunvizinhos. “Essas modificações são necessárias, para que o paciente tenha um atendimento melhor, digno e que posso se integrar com a família”, disse o secretário.

O CAPS III é baseado no serviço ambulatorial de atenção contínua, onde a permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno fica limitada a sete dias corridos ou dez dias intercalados em um período de 30 dias. “É um serviço comunitário aberto, funcionando 24 horas por dia”, explicou o coordenador nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas, Pedro Gabriel Delgado

Ainda participou do evento o secretário ajunto da Sesap, João Alberico Fernandes da Rocha, e a coordenadora do Grupo Auxiliar de Saúde Mental, Liège Uchôa.  

À tarde está sendo discutido o processo de modificação pelo qual passará a região. As mudanças são relacionadas ao trabalho que era desenvolvido pelo Hospital Psiquiátrico e como as ações serão realizadas pelo CAPS.

3 respostas

  1. De parabéns esta hoje a saúde pública no município de Caicó, em especial a saúde mental, muito evoluimos desde o então, quando temos que inicialmente parabenizar a toda a equipe tecnica em saúde mental da nossa secretaria, bem como, temos que lembrar todo o valor dado pelo Dep. Estadual Vivaldo Costa que muito lutou em amenizar as dores das familias e paciêntes da saúde mental em Caicó e no Seridó, não podendo de maneira alguma esquecer de citar este homem que esta revolucionando para melhorar a Saúde Pública em Caicó Nildson Dantas, parabéns secretário!!! Caicó precisa de gestores como você.

  2. Xerife é impressionante o quanto se maquia e escondem a verdade aqui no nosso município, dizer que a saúde de Caicó está uma maravilha e que melhorou, tenha paciência, de que adiantam trazer novas técnicas, programas, formas de tratamento se o básico esta faltando, como tratar se falta remédio, estes usados nos tratamentos de uso continuo, agora dizer que a nossa saúde esta melhorando, o pior cego é aquele que não quer enchergar, ou então, essas pessoas não são usuários do SUS…

  3. Há doze anos, estamos nesta luta Antimanicomial em nosso Brasil,e em nosso estado, tendo como modelo a reforma psiquiatrica na Região do Serido
    O ponto de apoio aos transtornados mentais, iniciou com a construção do Hospital Psiquiatrico, pelo Dr.Vivaldo Costa, e em seguida, muitas lutas vêm sendo mobilizadas pelos gestores como Dr Pedro Delgado,Dra.Liege Uchoa,Nildson Dantas, secretario de Saude,Maguila,coordenador municipal,e também uma parceria da IV ursap,tendo como Gerente Dra.Sandra Regina Costa e uma equipe de tecnicos mais do que esforçados.Como coordenadora do Programa Saude Mental da IV URSAP, só tenho a agradecer e dizer: Parabens a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias