Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
16/maio/2018

TJRN e IMD desenvolvem ferramenta “Busca de Jurisprudência”, já disponível no site do Tribunal


Por Robson Pires, em

Usuários dos serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça na internet têm mais uma opção para agilizar o acesso à informações processuais. É a ferramenta “Busca de Jurisprudência”, disponível no Portal do Judiciário (www.tjrn.jus.br). O ícone está localizado no lado direito superior do site do TJ potiguar, logo abaixo do botão “Calculadora Judicial”. Após o clique em “Jurisprudência”, o internauta terá uma gama de opções de busca como pesquisa livre, ementa, número do processo, classe da ação, órgão julgador, relator e período a ser consultado.

A ferramenta é fruto do trabalho da Residência em Tecnologia da Informação voltada para o ambiente judiciário, parceria do TJRN com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto Metrópole Digital. Parte do projeto contou para o seu desenvolvimento com a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do Tribunal.

“Toda e qualquer palavra que eu queira colocar para saber a respeito das decisões tomadas pelo Poder Judiciário do RN, no primeiro e segundo grau, como por exemplo o assunto “URV”, Bandern, Abono Salarial, ele pode buscar por uma palavra ou mais. Outra possibilidade é fazer a pesquisa por área, Pleno ou órgão do Tribunal, como as decisões da Câmara Criminal, da Turma Recursal ou mesmo decisões monocráticas.” explica o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes.

Os alunos da Residência de TI voltada para a área jurídica realizaram a integração entre os sistemas utilizados pelo Tribunal de Justiça (PJe e SAJ) à ferramenta de Busca de Jurisprudência, o que permite ao usuário buscar a palavra desejada, de forma imediata, nesses dois sistemas de tramitação processual. Segundo Gerânio lembra, esta ferramenta começou a ser desenvolvida pela Setic, para busca no PJe, com a mesma tecnologia utilizada pelo Google, o que serviu de parâmetro para o projeto desenvolvido pelos pós-graduandos do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN.

O Programa de Residência de TI voltada para a área jurídica começou em agosto de 2017. Além da vertente de capacitar profissionais da área, em uma pós-graduação, a iniciativa abre caminho para o desenvolvimento de softwares, ferramentas e aplicativos inovadores para uso pela Justiça Estadual do RN. Em suma, este esforço conjunto tem o objetivo de aprimorar os serviços prestados pelo TJ ao cidadão. Uma das modalidades de projetos é o Business Inteligence, um processo de coleta de grande quantidade de dados, análise para a descoberta de padrões de comportamento e compartilhamento de informações úteis para tomadas de decisões estratégicas.

Liderados pelo professor Itamir Barroca Filho, coordenador do Programa, os estudantes desta pós-graduação criam soluções para facilitar a pesquisa de dados por profissionais da área judicial, que precisam deste tipo de informação no dia a dia. “A partir dos campos de busca você consegue consultar qualquer decisão. Você consegue informações sobre o que ocorreu, a classe, o órgão julgador. Inclusive com a formatação que eles utilizam para referenciar. Essa é a proposta, para que magistrados, advogados e pessoas do direito, possam buscar informações de maneira unificada” , ressalta. Itamir tem a expectativa de futuramente desenvolver, com os alunos, uma base única que unifique todos os softwares do Judiciário.

Silbert Firmino, um dos residentes da equipe desenvolvedora, relata que a experiência de fazer parte de um projeto que auxilia na celeridade na justiça tem sido única. “Me sinto orgulhoso em fazer parte desse movimento de inovação. O Tribunal de Justiça do RN tem procurado melhorar seu processo de trabalho refletindo diretamente em uma resposta de um serviço mais rápido para a sociedade. Creio que essa melhora é um passo importantíssimo para agilizar os diversos serviços que o Tribunal dispõe”, aponta o residente.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Quarta, 23 de Maio de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031