Tombamento da casa grande

george_vaquejada

O deputado estadual George Soares (PR) solicitou, através de requerimento ao Governador do RN e a Diretoria Geral da Fundação José Augusto, apresentado nesta terça (21) na Assembleia do Estado, a abertura de processo para tombamento da CASA GRANDE DA FAZENDA ITU, situada na zona rural de Ipanguaçu e que pertenceu ao ex-deputado, Manoel de Melo Montenegro – Major Montenegro.

O casarão foi construído há aproximadamente 200 anos e foi adquirido recentemente pelo INCRA. Faz parte da história social e econômica dos municípios de Santana do Matos e Ipanguaçu uma vez que seu dono, Major Manoel de Melo Montenegro foi líder político dos municípios citados.

“A Casa Grande do Major encontra-se em um estado difícil por não haver reparos. Boa parte da sua estrutura física corre o risco de cair, por falta de manutenção. Sua estrutura física poderia ser utilizada na implantação de um ‘Memorial do Major Montenegro’; ‘Museu do Sertanejo do Vale do Açu’ ou ainda para um ‘Centro Cultural’, justificou o parlamentar.

Uma resposta

  1. Parabéns ao deputado George Soares pela louvável iniciativa.
    Logo que ingressei no serviço público federal, bastante jovem, tive o enorme prazer de conhecer – e gozar da hospitalidade do ‘Major Montenegro’, uma figura ímpar, bem como o privilégio de frequentar por várias vezes esse casarão.
    Torço pela rápida recuperação desse belíssimo imóvel, e que seja conservada as suas linhas arquitetônicas originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias