Tribunal de Contas manda demitir por nepotismo cruzado sobrinho Tarcisio Costa e o namorado de Wilma de Faria

Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região/RN, desembargadora Maria de Lourdes Alves Leite, pague uma multa de R$ 10 mil por suposta prática de nepotismo cruzado. O TCU também decidiu que o TRT do Rio Grande do Norte deve anular os atos de nomeação referentes a Raphael Melo da Costa (parente do conselheiro Tarcísio Costa, do Tribunal de Contas do Estado) e a José Maurício de Souza Filho (companheiro da governadora Wilma de Faria). A decisão foi tomada pelo TCU na quarta-feira, dia 12 deste mês.

Ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente do TRT, José Barbosa Filho, informou que cumprirá as determinações assim que o TRT for notificado oficialmente. A investigação foi promovida pela Secretaria de Controle Externo (Secex/RN), órgão ligado ao TCU. O início desse levantamento foi em 2005. O relatório e o julgamento só ficaram sendo conhecidos por conta de matéria divulgada no jornal O GLOBO sobre reforço no combate ao nepotismo que o TCU pretende empreender junto aos Estados.

Na investigação, a Secex encontrou indícios de que algumas nomeações feitas para o TRT da 21ª Região, para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para a Prefeitura de Natal ocorreram como troca de favores entre a ex-presidente do TRT, a governadora do Estado e o conselheiro Tarcísio Costa. O relator do caso, auditor Marcos Bemquerer Costa, com base na investigação promovida pela Secex, os casos podem ser classificados em dois grupo. O primeiro envolvia as nomeações do sobrinho de Tarcísio Costa, Raphael Melo da Costa (para cargo comissionado no TRT); e a do filho de Maria de Lourdes Leite, Felipe Gustavo Filho (para cargo comissionado no (TCE).

O segundo grupo de nomeações envolvia o irmão da governadora Wilma de Faria, Nelson Newton de Faria (para o TRT); o companheiro dela, José Maurício Filho (para o TRT); e o irmão da desembargadora Maria de Lourdes Leite (para a STTU). As investigações afirmam — e o TCU julgou procedente — que todas essas nomeações consistiram em trocas de favores entre os agentes públicos. Com relação a Nelson Faria não houve pedido de exoneração porque ele não ocupa mais o cargo desde agosto de 2006.

No decorrer da investigação, tanto a desembargadora quanto Raphael Costa e José Maurício Filho foram ouvidos. Seus argumentos — sempre negando a prática de “transnepotismo

11 respostas

  1. caro Robson gostaria que investigace porque foi costado o fornecimento de energia da prefeitura de Carnaúba dos Dantas, ontem atarde e ainda não foi ligado
    porque será?????????
    um abraço

  2. Olha aí Xerife como seu blog é importante! a liberdade de imprensa é a responsável maior por essas descobertas. Como seu blog é democrático e aberto a gente vai sabendo de tudo! se forem em a outros Orgãos Públicos das outras esferas, principalmente a Assembléia Legislativa…. aí o mundo todo tá lá recebendo altíssimos salários sem terem prestado concurso público, puro apadrinhamento de parentes só recebendo o contracheque e fazendo farra com o nosso dinheiro. Obrigado por esse grande serviço que está prestando ao Brasil, Arroche!

  3. Se o que está publicado é verdadeiro, não resta dúvida que estes senhores além de oportunistas sao mentirosos.

  4. Tá explicado porque Vilma tá apoiando um nome ligado a Tarcísio Costa para assumir a Presidência do Tribunal de Contas.

  5. Ei o marido da filha do Corregedor Dr. Crstovão, é sim empregado do Tribunal de Justiça e seu irmão também, todos sem concurso,eles são de Salvador BA.

  6. Interessante! Rafael “não pode” e sua irmã Daniele “pode”? A mesma presta serviços, como fonoaudióloga, a Prefeitura de Caicó, cujo prefeito é seu tio Bibi, e olha que faz tempo…

  7. A Governadora Wilma é mestra emm nepotismo. Quando Prefeita pela primeira vez foi matéria da Revista Veja o nepotismo praticado por D. Wilma. Nomeou, salvo engano, nada menos que 13 (treze) parentes.
    Abaixo o Tribunal de Contas do Estado, pois nada fiscaliza. Melhor seria para as finanças públicas se esse cabide de empregos não existe nos estados.
    Acabemos com os cargos ditos comissionados. CONCURSO PÚBLICO J

  8. Caro Robson,
    A Súmula 13 aprovada pelo STF sobre nepotismo deixa claro que cargos políticos como Secretários estaduais,municipais e Ministros de Estado estão fora do alcance do Nepotismo.Um exemplo disso é que no Estado do Paraná o governador colocou seu irmão para ser Secretário de Transportes,em Àgua Nova aqui no RN tmb um Secretário Municipal de saude é parente próximo do Vice-Prefeito(esse dois casos já foram aprovados pelo STF),então é interessante que antes de colocarmos comentários sobre nepotismo:o que pode e o que não pode,é importante conhecermos do assunto.Falo isso não em relação a vossa pessoa(já que os casos acima realmente não fazem parte dos tres casos que citei)mas para esclarecer um pouco sobre esse asssunto tão comentado ultimamente:NEPOTISMO.Sim…Quanto ao caso de Daniele costa Melo(filha de Bôsco Costa-irmão de Bibi Costa)é nepotismo sim!!!Mas tenho certeza que na folha de pagamento quem aparece como fonaudióloga não é ela,deve ser algum laranja para que ela possa receber.Fique de olho população de Caicó,os costas desempregados da PM de São José irão todos pra aí.Olho vivo!!!!

  9. Cara Claudinha, se você me conhece eu não tenho a mínima idéia de quem sejas!!
    Mas sou Fonoaudióloga formada a mais de 3 anos e funcionária do CEREST que tem sede no município de Caicó.
    Foi realizado um processo seletivo no ano de 2007, o qual passei!!!
    Porque você também não divulgou que existe mais outros dois profissionais da mesma área trabalhando no Centro Clínico Dr. Gerson Alves Feitosa??? E outra profissional realizando o teste da ORELHINHA…E você deveria ser mais informada, pois o meu salário é o menor em relação aos demais colegas!!!!!!!!!!
    Daniele Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Nelter Queiroz em campanha

O deputado estadual Nelter Queiroz dedica o final de semana visitando suas bases eleitorais e participando das atividades dos seus candidatos nas eleições municipais deste

Leia Mais