Quem sabe de mim, sou eu!

— Robson Pires
27/maio/2008

Vereador Leleu Fontes defende realização de parada Gay em Caicó


Por Robson Pires, em

Tendo em vista a Parada Gay realizada em São Paulo, neste domingo (25), o vereador Leleu Fontes concedeu entrevista ao seu próprio Blog, para avaliar sua atuação junto às entidades que zelam pelos interesses da classe de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBT).

Reproduzimos a entrevista do vereador Leleu para que os leitores façam seus comentários.

Blog: Como o senhor avalia a realização de paradas em defesa dos direitos homossexuais?

Leleu: Seguindo o exemplo de São Paulo, a parada gay quer, a partir da mobilização, buscar um mundo onde o racismo, o machismo e a homofobia, em todas as suas formas, não mais existam. Espero que o resultado seja o reconhecimento de que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais como cidadãos presentes e atuantes nos mais diversos movimentos sociais. Além da homofobia, eles já sofrem o impacto de outras formas de opressão, que são também compartilhadas por outros grupos sociais minoritários.

Blog: Em Caicó, o senhor já pensou algo semelhante?

Leleu: Desde o início do meu mandato, sempre defendi mobilizações semelhantes no município. Nós sabemos de alguns eventos que buscaram reunir essa classe social, mas que não ainda tiveram o apoio necessário das entidades governamentais e empresariais, já que esse público é considerado um dos maiores faturamentos da indústria turística. A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, realiza algo nessa linha, chamado Rainbow Fest (numa alusão ao arco-íris – símbolo do movimento gay). Cerca de dez mil turistas, principalmente do Rio, Belo Horizonte, São Paulo e interior participam da programação que envolve trios elétricos, bandas alternativas e música eletrônica. Os comerciantes, inclusive, decoraram lojas com as cores e bandeiras do arco-íris. E o governo mineiro distribui milhares de camisinhas.

Blog: Um dos seus projetos tem sido a criação da patrulha gay.

Leleu: Seria uma espécie de guarda municipal, mas com o objetivo de proteger os cidadãos vítimas de homofobia e violência. Na história recente de Caicó, temos casos de homossexuais que foram assassinados brutalmente.

Blog: Também tramita na Câmara um projeto de sua autoria, visando conceder casas populares aos casais homossexuais?

Leleu: O projeto prevê que o Poder Executivo local destine 5% das casas construídos aos casais homossexuais. Para isso, o casal terá que comprovar que reside na cidade há mais de cinco anos, que tem rendimentos inferiores a três salários mínimos e que não possui outro imóvel.

Blog: O senhor tem defendido algum benefício para a Associação Rosa dos Ventos (AROV), criada em 2001 por militantes dos direitos dos homossexuais?

Leleu: Nós incluímos, através de emenda ao Orçamento 2008, 25 mil reais para a AROV, para viabilizar a sua estruturação e a realização de palestras, eventos, fóruns de discussões e festivais.


12 Comentários

  1. HIDEMBURGO disse:

    LEULEU J? SENTOU EM UMA COROA DE FRADE POR Q NAO COLOCA UMA MELANCIA NA CABEÇA EUM ABACAXI NAQUELE LUGAR

  2. OJUARA disse:

    Acho bacana esse discurso politicamente correto que Leleu defendeu.
    Quanto a uma “parada gay” em caicó… sei não. Já tivemos experiências desse tipo de mobilização e, particularmente, não vi muitas reivindicações na ocasião, foi mais um carnaval fora de época!
    A discriminação existe e isso é fato, mas querer elaborar projetos do tipo “patrulha gay”… peraí, isso já é demais. Isso nada mais é do que um preconceito disfarçado, ao avesso.
    Daquí à pouco irá ter também a “patrulha lésbica”, a “patrulha do rock”… Acho que a coisa não é bem assim.
    Tudo começa na educação: começar na escola o esclarecimento das diversidades, dos pluralismos, das escolhas individuais… Isso daria um projeto interessante. Os profissionais de ciências sociais que estão se inserindo no ensino médio podem desenvolver esse tipo de projeto nas escolas.
    Iniciativa e não preconceito disfarçado!

  3. Mais JUSTO que O justo disse:

    Imagino essa entrevista…

    Ele pergunta e logo em seguida ele mesmo responde…

    Pense numa “entrevista”…

    Ah Situação!!!

  4. Alguem disse:

    Fiquei muito adimirada com a postura do vereador Leleu. Pensei que ele fosse machista. As aparencias enganam muito… Acho que Caicó deveria sim apoiar o movimento gay. Não podemos esquecer que os gays são humanos, pessoas que querem ser felizes acima de tudo. As pessoas têm que ver que um gay é uma pessoa normal como todas as outras e que ja é comprovado nos diversos segmentos que os gays são ótimos funcionários e empreendedores. Acho que Caicó deveria ter uma parada gay.

  5. mané vintén disse:

    Robson Xerife? No meu tempo aquí em Caicó não tinha essas safadezas não. Estão querendo inverter agora tudo é? não tenham cuidado com a AIDS não e destá!!

  6. A AUTORIDADE disse:

    Leleu de Caicó para o mundo, mas Sheriff é verdade que ele esteve na parada de Sampa e manteve contato com uma verdadeira legião colorida?

    Huahauahuahauhua!

  7. Lula Lual, o Poeta disse:

    Leleu, conta logo a verdade, meu bom menino, conta: Tu foste mesmo á terra da garoa ou não fostEe? Tás com saudades? voltas lá guri!!!

  8. suerda disse:

    Parabeniso a atitudi do veriados leleu…ñ é seu sexo que faz vc ser uma mar pessoa ou uma boa pessoa,um bom ou um mau profissional…devemos respeitar…o direito do ser diferente dentro de suas contribuições..tode ser humano tem dereito a liberdade…vamos parar com tanta descriminação…olhamos o nosso vizinho e muitas vezes esquecemos de olhar nossa casa…parabéns LELEU…lute

  9. CAICOENSE PURO. disse:

    Pura demagogia. O vereador besteira, mais uma vez quer aparecer. É fazer campanha

  10. Desafiador disse:

    Ele deve sair travestido no carro abre-alas …

  11. everton disse:

    concordo com a sr. suerda(cada um faz da vida o que quer) mas acho que nossos ilustrissimos vereadores deveriam trazer beneficios melhores p nossa cidade… e olhe que caico precisa…

  12. Cacete de dar em doido disse:

    Leleu está com o zé de oclides coçando. Ou não?

  13. alexandre disse:

    por favor gostaria que se fosse possivel me enviasse o e-mail ou o telefone ou mesmo orkut do presidente da arov tobias crispim, pois não o acho e o mesmo é muito meu amigo. desde ja agradeço.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Sexta, 24 de Novembro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930