Você se irrita com ruídos? Você pode sofrer de problema neurológico

IMG_0378

O som de alguém assobiando lhe irrita? E o barulho de alguém comendo? Segundo uma nova pesquisa, as pessoas que se irritam com certos sons não são exigentes e sim, possuem um cérebro “hardwired”, que produz uma resposta emocional excessiva a ruídos.

Segundo o site Diário de Biologia, a misofonia é uma enfermidade neurológica em que estímulos auditivos, como sons repetidos, ruídos, e às vezes visuais, são confundidos dentro do sistema nervoso central e resultam em irritação, pânico e sofrimento.

Atualmente, os pesquisadores encontraram diferenças físicas na conexão do cérebro. Analisando 22 participantes, eles mostraram uma variedade de ruídos enquanto rastreavam os cérebros dos voluntários em scanners de ressonância magnética. Os sons eram neutros (como chuva), desagradáveis (como um bebê gritando) ou do cotidiano do indivíduo, que poderia ser desde comer batatas fritas até espirrar.

O que eles descobriram foi que a região do cérebro que conecta os nossos sentidos com as nossas emoções estava ligada de forma diferente e, muitas vezes, em “Overdrive” quando aqueles com misofonia ouviam seus sons. É isso que faz com que essas pessoas não apenas se sintam irritadas com os ruídos, mas sintam raiva ou ódio, além de ameaçadas, em pânico ou estressadas.

“Eu sinto que há uma ameaça e tenho o desejo de atacar – é reposta de luta ou fuga“, explicou Olana Tansley-Hancock, uma das voluntárias. “Não é um aborrecimento geral, é um imediato ‘Oh meu Deus, o que é esse som? Preciso me afastar ou parar’“, completou. “A reação é a raiva principalmente, não é nojo, a emoção dominante é a raiva – parece que uma resposta normal, mas então ele está indo em overdrive“, explicou Sukhbinder Kumar, coautor do estudo publicado na Current Biology.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias