Quem sabe de mim sou eu!
Robson Pires
02/ago/2007
ás 09:59
Publicado por Robson Pires na categoria

Ex-Secretário afirma que se Wilma de Faria não estadualizar hospital o Governo do Estado ficará desmoralizado

rui-pereira-custom.JPGO pau cantou durante a 4ª Conferência Municipal de Saúde realizada em Caicó.

A “briga? foi entre o ex-Secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Rui Pereira (na foto), com o atual Secretário-adjunto, Petrônio Spinelli.

Toda a celeuma girou em torno da estadualização do Hospital Regional do Seridó.

Spinelli disse com todas as palavras que o Governo do Estado não assumiria a estadualização do Hospital Regional, antigo hospital do SESP. E sim, a sua regionalização através de uma pactuação de gestão entre o Governo do Estado e gestores municipais (Prefeitos).

A posição do Secretário-Adjuto contrariou e irritou bastante o ex-Secretário estadual de Saúde, médico Rui Pereira.

Rui bateu na mesa de reunião e bradou de alto e bom som: Disse que se o Governo do Estado não estadualizar o Hospital Regional ficará “desmoralizado?. Pois, de acordo com ele, a Governadora Wilma de Faria, assumiu compromisso anterior com os prefeitos do Seridó. Além do mais, Rui Pereira, desceu a “lenha” na saúde.

E agora guerreira?


22 Comentários

  1. Marx Fernandes disse:

    Interessante!! O médico Ruy Pereira passou bons tempos ocupando o principal cargo da saúde no Estado do Rio Grande do Norte, qual seja: a pasta de secretário de Saúde. Lembro ainda que o mesmo era o principal articulador da tão conhecida “estadualização” do referido hospital.

    Ocorre que, tendo conhecimento das peculiariedades e entraves administrativos, trabalhistas e financeiros que impediam o movimento, o secretário não logrou êxito em seu intento e nem por isso queixou-se da Governadora ou auxiliares à época.

    Agora, longe do governo e da responsabilidade…falar fica fácil, extramamente fácil!!!

  2. Prisiaka disse:

    Concordo Marx, inclusive o todo poderoso Dr. Pereira fez de tudo, na época, para prejudicar a Maternidade Mãe Quininha, impedindo até que a LNCC viesse a instalar-se na Maternidade.

  3. SERRA NEGRA disse:

    ruy fala asim pois nao tem rabo preso com nimguem

    i

  4. LAMA DE CATACUMBA disse:

    VOCÊS ESTÃO FALANDO DO FINADO RUI PEREIRA, EX CANDIDATO A SUPLENTE DE SENADOR DO LAU FERNANDO BEZERRA? FALA SÉRIO.

  5. procopio lucena disse:

    Eu estava presente como delegado na IV confência municipal de saúde do municipio de Caicó e de fato o Petrônio Spinelli e o Ruy Pereira manisfestaram posicionamentos diferentes sobre o futuro do hospital. O Spinelli secretário adjunto da saúde estadual defendeu a regionalização do hospital, numa concepção de gestão pactuada, inclusive financeira, entre o estado e os municipio do seridó, segundo ele, isso garante mais resolutividade dos serviços e torna o modelo de gestão mais transparente e participativo. Já o Ruy Pereira defendeu a estadualização, onde o estado assuma sozinho o financiamento integral do funcionamento do hospital, pois, segundo ele os municipios não têem condições financeira para fazer esta parceria. E afirmou de forma categorica e irritado que lamentava esta postura da secretaria estadual de saúde, mas tinha certeza que a governadora manteria seu compromisso politico anteriormente assumido com o povo do Seridó, caso isso não acontesse ela ficaria desmoralizada e ele tambem, pois foi na sua gestão na secretria de saude que este fato aconteceu.

    Os dois tem suas razões, Ruy do ponto de vista politico eleitoral, já pensa na sua campanha para 2007, não sei se para o executivo ou legislativo e faz o discurso do seu compromisso assumido com o seridó e não realizado enquanto foi secretario estadual de saúde e Spnelli faz a defeza técnica do Pacto pela Saude, responsabilizando os 03 entes federados nas competências pra deixar mais claro quem deve fazer o quê, provocando assim uma gestão partilhada e solidária do sus.
    Minha posição sobre esta debate é clara: 1) precisamos romper que com esta cultura de exploração da doença da população por grupos politicos e economicos.; 2) Vê a saúde como promoção e prevenção pra acabar com este modelo hospitalocêntrico, da doença, do remédio, do hospital, da ambulancia e do médico; 3) Enterder saúde como qualidade de vida. Pra isso precisamos geração de renda e emprego, boa educação, saneamento basico, tratamento do lixo, moradia decente, reforma agraria, segurança pública, estradas de boa qualidade, distribuição de renda e riqueza, qualidade no transito, tudo isso esta realcionado com sáude, ou seja compreender a dimensão da intersetorialidade na saúde. 4) saúde é dever do estado e direito do cidadão. Portando precisamos desprivatizar o sus, torná-lo verdadeiramente um politica pública de estado com controle social efetivo e desprecarizar o trabalho dos profissionais da area, com concurso público e planos de cargos, carreira e salários: 5) por fim sobre o hospital entendo que o melhor caminho para seu funcionamento pleno e atendimento com resolutividade é torná-lo de referencia e com a responsabilidade de financiamento pelas 03 esferas de governo, defenindo-se percentuais financeiros de contribuição pelos percentuais de arrecadação de tributos por cada ente. Fazer uma gestão democratica e sem politicagem compartilhada entre governo e sociedade civil.

  6. caosuístico disse:

    Quer dizer, então, que Ruy tem rabo solto???

  7. decadência disse:

    Prisiaka,Você é a mesma Simona? Saiba que eu sei porque a Maternidade Mãe Quinha foi fechada. E voce sabe que eu que sei o que voces fizeram na gestão……………………………..

  8. Gilberto do PT disse:

    Concordo plenamente com o amigo velho de guerra José Procópio de Lucena. Inclusive, consoante as divergências expostas entre os dois Secretários de Estado, de público, e do mesmo partido do qual em faço parte, quero apenas lamentar.

  9. caro gilberto, cuidado com o carão dos dois.

  10. CAICOENSE REVOLTADA disse:

    RUY FALA NO ASSUNTO COM A PROPRIEDADE DE QUEM CONHECE A REALIDADE,VIVEU A SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL QUE ELE MESMO REABRIU COM A CARA E A CORAGEM,QUANDO OS PODEROSOS DO SERIDÓ DERAM AS COSTAS AO HOSPITAL,TODOS SABEM QUEM É ACOSTUMADO A FECHAR HOSPITAIS EM CAICÓ,NÃO QUEIRAM JOGAR A CULPA EM QUEM NÃO TEM,RUY É UM GUERREIRO PELA SAÚDE DO SERIDÓ,ELE SABE QUE AS PREFEITURAS NÃO TEM CONDIÇÕES DE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DA GESTÃO DO HOSPITAL,O DEVER É DO GOVERNO QUE PROMETEU,E AGORA O SECRET?RIO EST? TENTANDO ENGANAR O POVO E OS PREFEITOS,TEMOS QUE APOIAR A LUTA DE RUY PELA ESTADUALIZAÇÃO DO HOSPITAL,NÃO FICARMOS FAZENDO BRIGAS SEM FUTURO,TEMOS QUE COBRAR DOS NOSSOS REPRESENTANTES,NÃO FICAR FALANDO QUE RUY QUER SER CANDIDATO A ISSO E AQUILO,RUY NÃO PRECISA DE MANDATO PRA AJUDAR O POVO NÃO,AO CONTR?RIO DO SENHOR PROCÓPIO,QUE NUNCA GANHOU ELEIÇÃO NENHUMA,E NEM ENTENDE DE SAÚDE,RUY É EXPERIENTE,PROCÓPIO SABE DISSO,NÃO FALA PORQUE NÃO QUER,MAS ELE SABE QUE RUY TEM RAZÃO EM COBRAR A ESTADUALIZAÇÃO,VEJAM O EXEMPLO DA SAÚDE DE CURRAIS NOVOS,QUE FAZ INVEJA A CAICÓ,TEMOS QUE TER CORAGEM DE BATER DE FRENTE E DIZER,TEM QUE ASSUMIR O HOSPITAL REGIONAL,SE TODOS FIZESSEM COMO RUY,J? TERIA SIDO RESOLVIDO ISSO,MAS ENQUANTO RUY FICAR SOZINHO NESSA LUTA,NÃO IREMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM.CAICÓ PRECISA DE UMA PESSOA COMO RUY,QUE NÃO TEM RABO PRESO A NINGUÉM,CAPAZ DE ASSUMIR QUALQUER CARGO EM QUALQUER GOVERNO,QUANDO VEM DEFENDER CAICÓ E O SERIDÓ,FICAM OS OUTROS QUE NÃO TEM EXPRESSÃO NENHUMA QUERENDO DERRUB?-LO,AO INVÉS DE SE JUNTAREM A ELE.PARABÉNS DR RUY,A CADA DIA TE ADMIRO MAIS.

  11. Vilson disse:

    Meu amigo se o estado não consegue manter o Walfredo Gurgel e o Santa Catarina que ficam perdo do poder, imagine o Hospital do SESP em Caicó. só lembrança.

  12. procopio lucena disse:

    A Caicoense revoltada não assume sua identidade, porque? Concordo que Ruy é uma pessoa de muitos valores, por isso não precisa de uma defeza tão desqualificada e puxasaquista, ele tem conhecimentos sim em saúde pública, mas não é dona da verdade absoluta. Estamos fazendo um debate de concepção de gestão e financiamento da política pública de saúde e não de técnicas cirurgicas em pacientes no hospital regional. Por isso fico a vontade pra provocar o debate, por que modesta parte tenho acúmulo, bagagem e conhecimentos nesta temática.
    Quero esclarecer que foi candidato uma única vez a deputado estadual e tive quase 6000 voto, um sucesso, um votação excepcional, sem usar maquina administrativa, sem precisar me aliar com poderosas, distante dos esquemas coservadores, foi um votação ética. Por fim concordo com você que não precisamos de mandado eletivos pra lutar em defeza da justiça social. Por isso nunca foi derrota pra prefeito, nem pra governador,nem muito menos pra humilhante suplência do poderoso Fernando Bezerra.

  13. Zé Buxim disse:

    Caríssimo procópio,

    Para travarmos um debate qualificado, não necessariamente, é preciso identificar-se. Quem tenta impor coisas que o povo não quer, fica jogando palavras ao vento. Aqui se discute de tudo; de filosofia a alquimia; de política ao hilário; de comportamento a religiosidade; de musica a economia; de justiça a português(fracos, por sinal) sem amarras. Primo velho, é exatamente por isso que o blog faz esse estrondoso sucesso. Pouquíssimos blogs conseguem alcançar a marca de 30 comentários num determinado assunto. Continuemos pois, sem mágoas nem ressentimentos, nessa árdua missão de esclarecer a população vislumbrando, um dia, tirar Caicó desse poço sem fundo.

  14. CAICOENSE REVOLTADA disse:

    POIS É PROCÓPIO,ACHO QUE VOCE TEM INVEJA DE RUY,LEMBRE-SE QUE DESSES SEUS (QUASE) 6000 VOTOS,MAIS DE 1000 FORAM EM SERRA NEGRA,APOIADO POR PESSOAS LIGADAS A RUY,NINGUÉM NEM TE CONHECIA EM SERRA NEGRA E VOTARAM EM VOCE PORQUE RUY PEDIU,ERAM DO MESMO PARTIDO E ELE PEDIU QUE ALGUNS VEREADORES VOTASSEM PRA TE AJUDAR.QUANDO VOCE QUERIA OS VOTOS DE SERRA NEGRA,RUY ERA O MELHOR PREFEITO DO BRASIL,AGORA QUE VOCE NÃO PRECISA DOS VOTINHOS DE SERRA NEGRA,FICA FALANDO QUE RUY FOI DERROTADO,FOI DERROTADO SIM,MAS NUNCA BAIXOU A CABEÇA PRA NINGUÉM,NÃO SOU PUXA SACO DELE NÃO,RUY NEM AO MENOS ME CONHECE,PRA DEFENDER UMA PESSOA DE BEM COMO RUY,NÃO PRECISO CONHECÊ-LO PESSOALMENTE,BASTA IR A SERRA NEGRA E VER O QUE ELE FEZ,E FAZ PELO POVO DE L?,TAMBÉM NÃO PRECISO ME IDENTIFICAR,O BLOG ME D? ESSE DIREITO,TODOS TEMOS O DIREITO A LIVRE EXPRESSÃO,É A DEMCRACIA QUE VOCE TANTO FALA,E AGORA DIZ QUE TENHO QUE ME IDENTIFICAR.PELO AMOR DE DEUS,FAÇA ALGUMA COISA POR CAICÓ PRIMEIRO,PRA PODER TER O QUE MOSTRAR AO POVO,NÃO TENHA INVEJA DE QUEM FAZ,ISSO É MUITO FEIO,UM EX-CANDIDATO A DEPUTADO,FICAR COM ESSE ÓDIO TODO DOS OUTROS.VOCE CONHECE SERRA NEGRA,E SABE MUITO BEM TUDO QUE RUY FEZ,VOCE CONHECE O AMOR QUE O POVO,PRINCIPALMENTE DA ZONA RURAL TEM POR RUY,AS OBRAS REALIZADAS NA ZONA RURAL,VOCE QUE SE DIZ UM DEFENSOR DA ZONA RURAL,PRECISA SER MAI HUMILDE COM QUEM TRABALHA PELO POVO.

  15. procopio lucena disse:

    Prezado Zé Buxim

    No estado democratico de direito que vive a sociedade brasieira, mesmo representada pela burquesia, não se justifica negar-se o exercicio da cidadania. A expressão das idéias e pensamentos nos espaços conquistados com muito suor e sangue deveria ser valorizado e exercitado, a não ser que se goste da ausência de liberdade,se tenha saudade da ditadura.
    Não considero o povo ignorante, gosta de cultura e deseja ter conhecimento, vamos sair deste senso comum e contribuir na elevação do bom debate pra fazer uma Caicó mais justa com os(as) filhos(as). Sei que você pode e deve contribuir, este mesmo povo financiou com muito sacrificio sua passagem pela univerdade.

  16. procopio lucena disse:

    Prezada Caicoense Revoltada

    Fica dificil nosso diálogo, pelo grau de desinformação e informações falsas que você espressa. Por gostar do bom combate e ser defensor da liberdade de expressão, não me esconder por traz de palavras vazias, por isso lhe informo o seguinte: 1) Tenho respeito pela história de Ruy e considero que foi o melhor prefeito que conheci em Serra Negra, mas tenho divergencias de suas concepções, portanto pensamos, nos respeitamos e divergimos; 2) Obtive em Serra Negra a metade dos votos que você apresentou, fruto do apoio de duas figuras lutadoras em Serra Negra, Acácio e Eraldo. Nenhum vereador ligado a Ruy me apoiou, alías apoiaram vivaldo costa, o mesmo que convenceu Wilma a não aceitar Ruy como vice na sua chapa para governo do Estado ; 3) O povo da zona rural de Serra Negra me conhecem e todas as barragens feitas no rio espinharas na epoca que Ruy era prefeito,obras essas que lhe deram projeção não foi iniciativa de sua gestão, apesar de ter apoiado integralmente, foram inclusive financiadas pelo PCPR I e II, onde horosamente como membro do Conselho estadual não só lutei pra entrar na pauta como articulei e votei favorável. A obra foi a realização numa grande articulação envolvendo varios atores, entre eles a prefeitura. Por último entendo que liberdade e direito de expressão só se traduz em democracia quanto seu exercicio é pleno ou seja as pessoas se sentem livres e se manifestam sem negar sua identidade.Quando num estado democratico de direito as pessoas preferem o anonimato, dois fatos acontece, ou não assume o que diz ou o que diz não é verdade, no seu caso me parece ser os dois fatos juntos.

  17. CAICOENSE REVOLTADA disse:

    PROCÓPIO,É IMPRESSIONANTE SUA INGRATIDÃO COM AS PESSOAS QUE TE AJUDARAM,VOCE ACABOE DE FALAR QUE NÃO TEVE AJUDA DE NENHUM VEREADOR LIGADO A RUY,E A EX-VEREADORA LENA DE FOCH QUE LUTOU POR VOTOS PRA VOCE,SE FORAM 1000,100 OU 10 VOTOS,VOCE TEM QUE AGRADECER AO POVO E A RUY QUE TE TROUXE DEBAIXO DO BRAÇO E TE APRESENTOU AO POVO DE SERRA NEGRA.

  18. Constancia disse:

    A caicoense revoltada é muito preconceituosa!!!!! Por que Procópio não entenderia de Saúde? Eu acho que você é quem não sabe o que é o conceito saúde-doença. Procópio é um homem altamente preparado e eu me orgulho de tê-lo como conselheiro de saúde do meu município. Você pensa que Ruy é santo? Ele é muito vaidoso e prepotente!!!! Quando estava na SES uma vez me recebeu e não se dignou a olhar pra mim… Que servidor público é esse???? Procópio, cada dia lhe admiro mais; não vou me identificar, mas sei que vc também me admira!!! Somos quase amigos, só não temos muita convivência. Um abraço; continue sendo o CIDADÃO que vc é, juntamente com o prof Neves, o sr Cristino, entre outros éticos da nossa cidade.

  19. Preofessor de direito constitucional disse:

    Nessa querela entre a caicoense revoltada e Procópio Lucena, o segundo tem razão em relação ao anonimato e a liberdade de expressão. A Constituição Federal é taxativa em um dos incisos do artigo 5º: ” É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.” a razão da existência dessa disciplina é para evitar injúrias, calúnias e difamações sem o direito de defesa por parte do ofendido.

  20. CAICOENSE REVOLTADA disse:

    COMO É QUE ESSE CIDADÃO DIZ QUE NÃO TENHO DIREITO AO ANONIMATO SE ELE MESMO QUE SE DIZ PROFESSOR DE DIREITO CONSTITUCIONAL NÃO SE IDENTIFICA? MINHA GENTE,VAMOS PARAR DE FAZER ATAQUES AS PESSOAS DE BEM,COMO DR RUY,NÃO É PRECISO RUY SER SANTO NÃO,PRECISA QUE OS QUE O CRITICAM,FAÇAM PELO MENOS 1% DO QUE ELE FEZ,AI TEREMOS UMA CAICÓ MELHOR,NÃO FICAREM DENEGRINDO A IMAGEM DE UM HOMEM DE CAR?TER.

  21. Professor de direito constitucional disse:

    Não me identifiquei pelo simples fato de não estar injuriando, difamando ou caluniando alguém, apenas tirando uma dúvida.

  22. Caracará disse:

    O Professor de direito constitucional perdeu uma boa oportunidade de ficar calado, caiu em contradição. Gostei dos depoimentos da Caicoense, foram sensatos, Dr. Ruy é esse homem público corajoso, honesto, competente e sua luta é sempre em favor dos menos favorecidos. Quanto ao Procópio, fico pensando no dia em que for preciso sair debaixo das batinas dos bispos de Caicó, onde ele irá parar. Cara, se você não quer ajudar, pelo menos não atrapalhe quem quer fazer pelo povo!

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Terça, 17 de Outubro de 2017


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter




Calendário

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031