Previsão é de seca em 2016

seca abdon

As projeções para as chuvas de 2016 no semiárido nordestino não são animadoras. A provável consolidação do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial que dificulta a formação de nuvens, deve resultar em mais um ano de precipitações “abaixo do normal”.

A projeção é da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), instituição que norteia as discussões sobre clima no Nordeste. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Martins, “as projeções indicam uma probabilidade de cerca de 85% de que a condição e El Niño permaneça até o fim deste ano e início do próximo ano.”

Após o quarto ano de estiagem severa, o semiárido nordestino acumula frustrações na safra, perda de rebanho, escassez da reserva hídrica, dificuldades no abastecimento das zonas urbana e rural. O El Niño é sempre o principal fator de preocupação pela influência que exerce sobre a formação dos ventos e no deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, condições meteorológicas que propiciam as chuvas no semiárido.

Tribuna do Norte

Uma resposta

  1. Os estudos apresentam mais um ano de seca e o que os nossos governantes estão fazendo para amenizar os efeitos de quatro anos consecutivos de seca caminhado para o quinto? Infelizmente eles não sabem o que é amanhecer sem água nas torneiras, não sabem o que é presenciar a agonia e a morte dos animais pela falta de água e alimentos e tantas outras misérias….até ouvem falar, mas com certeza não sentem na pele e esquecem facilmente essa dura realidade.Vivemos no século das tecnológias e andamos na contramão, somos réfens da seca. Tecnologias essas que existem e são bem conhecidas para que o nosso semiárido se torne produtivo e sustentável e o nosso povo possa viver com dignidade, mas falta vontade política. Os investimentos não chegam e muitas vezes ficam no meio do caminho, perdidos na burocracia e na roubalheira.Senhores políticos,queremos ações, dedicação ao assunto, projetos, recursos para a nossa região conviver com as adversidades climáticas e se desenvolver de forma sustentável nos próximos anos e décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias