Estudantes mineiros criam boné que sinaliza a deficiente visual proximidade de obstáculos

Em um dos eventos da Feira Internacional de Inovação e Tecnologia (Finit), realizada nesta semana, no Expominas, em Belo Horizonte, um grupo de estudantes do Cefet-MG apresentaram um produto elaborado por eles mesmos: um boné que ajuda deficientes visuais a se prevenirem de acidentes.

A tecnologia consiste em sensores que vibram quando o deficiente se aproxima a partir de 1m de obstáculos. Quanto mais perto dos objetos, maior a frequência do aviso.

O estudante Luan Xavier, um dos criadores do produto, relata que os sensores funcionam como o sonar de um morcego. “Ele emite uma onda em alta frequência que você não consegue escutar. Ela vai bater no obstáculo e no sensor”, explica.

Assim como o boné, outros diversos produtos formulados por estudantes têm sido apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Finit, cujo objetivo é mostrar a importância e o impacto das pesquisas no nosso dia a dia.

Uma resposta

  1. oi bom dia gostaria de saber se voces vendem desses bones tenho uma irma que e deficiente visual e ele facilitaria muito a vida dela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Categorias

Quem começou foi Rosalba

Do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria: “Eu peguei o Estado quebrado, na pior situação do Nordeste. A minha antecessora passou a gestão

Leia Mais